segunda-feira, 27 de julho de 2009

Orando a Palavra


Texto extraído do blog: http://fabiolatavares.blogspot.com/2009/07/orando-palavra.html
Vale a pena passar lá e dar uma "espiadinha" no conteúdo....

-------------------------------

"E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la" - Jeremias 1:12.
por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br

Como temos certa dificuldade para orar por assuntos complexos, não ? Como clamar por situações que do nosso ponto de vista é "complicado" demais ou praticamente sem esperança ?

A Palavra afirma, confirma e reafirma que o Senhor VELA pela Sua Palavra para cumprí-la. Velar, do latim "vigilare" ou seja, vigiar - proteger - amparar - estar de guarda - interessar...
É isso que Deus FAZ com Sua Palavra !

Sendo assim, quando oramos a Palavra - que sai da boca de Deus - e preenchemos as condições necessárias, ela NÃO voltará vazia, mas prosperará naquilo que o Senhor a designou.

É comum ouvir pessoas que não conseguem orar ou nem sabem mais o que orar a respeito de situações inusitadas que se apresentam na vida, como o cônjuge que foi embora; filhos rebeldes; problemas no trabalho; liderança; etc., e Deus já nos forneceu esta tática através de Sua Palavra, mas ela é às vezes esquecida ou mesmo desconhecida por muitos.

Não me delongarei na explicação da definição do que seja "orar a Palavra" a não ser o conceito literal, ou seja, pegar um texto bíblico e orar sobre si mesmo ou sobre a vida de outrem, todavia, vamos exemplificar, pois é fundamental que a Palavra do Senhor encontre ressonância em nossas bocas, prosperando assim naquilo que Ele designou. Provérbios 18:21.

É de FUNDAMENTAL importância verbalizarmos - vocalizarmos as promessas e as bênçãos de Deus encontradas na Bíblia Sagrada e que diz respeito a nós, aos nossos familiares e ao próximo.

Seguem alguns exemplos para que saibamos colocar em prática:

1) Digamos que a dona Maria nem sabe mais orar pelo "seu" João, para que o mesmo seja um "vaso" de honra nas mãos do Senhor!

Sugestão: Salmo 1 - Então a dona Maria vai orar (e CRER) assim:

BEM-AVENTURADO é o João que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o prazer do João é na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois o João será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

O mesmo é válido caso o contrário seja verdadeiro, ou seja, o "seu" João, orando para a Maria !

2)Agora, o seu João tem dificuldades para orar (e CRER) por sua esposa, a dona Maria, que já é uma filha do Senhor, mas ela precisa melhorar !
Sugestão: Provérbios 31
A Maria é mulher virtuosa. Como eu acharia outra assim? O seu valor muito excede ao de rubis.
O meu coração confia nela; assim não necessito de despojo.
Ela só me faz bem, e não mal, todos os dias da minha vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; e eu também, a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és Maria, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

3) O casal JUNTOS intercedendo pelos filhos que (às vezes) trazem infortúnios sobre os pais!
Sugestão: Salmos 128/127 - Tiago 4:7 - assim, AMBOS vão orar (e CRER).
BEM-AVENTURADO somos, porque tememos ao Senhor e andamos nos seus caminhos.
Pois comeremos do trabalho das nossas mãos; felizes seremos, e tudo irá bem.
(Esposo)A minha esposa É como a videira frutífera aos lados da nossa casa; os NOSSOS filhos como plantas de oliveira à roda da nossa mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor nos abençoará desde Sião, e nos veremos o bem de Jerusalém em todos os dias de nossas vidas.
E verás os filhos de nossos filhos, e a paz sobre Israel.

Nossos filhos SÃO herança do Senhor e galardão o fruto de nosso ventre, portanto, te resistimos satanás e resistimos a tua ação na vida de nossos filhos. Eles pertencem ao Senhor e a obra que o Senhor sobre suas vidas você não pode frustrar.

4) Alguém que procura uma intimidade maior com o Senhor !
Sugestão: Efésios 1; 2 e 3.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual ME abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também ME elegeu nele antes da fundação do mundo, para que EU fosse santo(a) e irrepreensível diante dele em amor;
E ME predestinou para filho(a) de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor e glória de sua graça, pela qual ME fez agradável a si no Amado,
Em quem TENHO a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Que ele fez abundar para COMIGO em toda a sabedoria e prudência;
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Nele, digo, em quem também FUI feito herança, havendo sido predestinado(a), conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de ser para louvor da sua glória, EU que primeiro espero em Cristo;
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, FUI selado(a) com o Espírito Santo da promessa;
O qual é o penhor da MINHA herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, ME dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminado os olhos do MEU entendimento, para que EU saiba qual seja a esperança da MINHA vocação, e quais as riquezas da glória da MINHA herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre MIM, pois, eu creio, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Como podemos observar existem inúmeras maneiras de orar a Palavra sobre a própria vida ou a vida de outros, sendo assim uma forma de profetizar a Palavra de Deus, que como já vimos, não volta vazia, mas (sendo redundante) devemos orar e CRER no que orarmos.

Esta é uma tarefa interessante.
Continue lendo a Bíblia e escolhendo textos chaves e usando-os sobre si, sobre o cônjuge, sobre a família, a igreja onde congrega, a liderança...e deixa com Deus a "prosperidade" da Palavra, pois, tendemos a ser imediatistas.

Continue orando a Palavra ! O livro de Salmos é um arsenal a disposição de nós cristãos para essa prática.

- Quando na angústia - Salmo 4.
- Confissão de pecados - Salmo 51.
- Sofrendo desprezo - Salmo 123.
- Permanecendo incólume em meio à tentação - Salmo 14.
- Proteção para ti e família - Salmo 91.
- Pedindo ousadia - Atos 4:29-30.

Agora é contigo !

* Referências Bíblicas sobre os mais diversos assuntos: http://www.vozdotrono.com.br/new/pagina.asp?cod=86&m=5

Nenhum comentário: