sexta-feira, 10 de julho de 2009

ÍDOLOS



Nessas duas últimas semanas, com a morte repentina do cantor Michael Jackson, todo o mistério que envolvia sua vida e todo o mistério em torno de sua morte, fomos surpreendidos com toda sorte de matérias, reportagens e artigos envolvendo seu nome.
Percebi que muitos, que nunca tinham sequer tentado imitar sua famosa dança, tentaram...

"O mundo canta, dança, lamenta, chora, se emociona e presta sua última homenagem a Michael Jackson."

Teve aqueles que defenderam, aqueles que crucificaram, aqueles que se mantiveram neutros e aqueles que ficaram olhando, ao longe.

--------------

Ao mesmo tempo, assiti uma reportagem, onde perguntavam quem era seu ídolo e a resposta foi Jesus!
Que legal!
Cada vez mais, as pessoas assumem que Jesus as influencia...
Cada vez mais vemos as pessoas colocarem versículos bíblicos como frases e pensamentos.

Mas o que é um ídolo?

- Um ídolo é uma pessoa que possui um talento inspirador,é alguém que surge em nossa vida,muitas vezes de uma maneira inesperada,como um anjo,uma luz,e uma vez que entra em nosso caminho,passa a ser essencial( anônimo)
- 1. Figura, estátua ou imagem que representa uma divindade e é objeto de culto; 2. pessoa a quem se atributa grande admiração, demasiado respeito ou excessivo afeto. (Dicionário informal)
- 1. Imagem de divindade que se adora (adorar ídolos) 2. Pessoa ou coisa que se admira(Aquele cantor é o meu ídolo.) (The free dictionary)
- s.m. Figura, estátua que representa uma divindade que se adora. / Pessoa á qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente: ele é o ídolo da juventude. / Diz-se de certas figuras que desfrutam de grande popularidade (artistas de cinema, cantores populares, jogadores de futebol etc. (Dicionarioweb).

-----------
Nesse passeio virtual, visitei diversos blogs, páginas á procura de material para uma mensagem para os jovens da minha comunidade.
Mas como, na ocasião, o assunto ainda não tinha nem sido enterrado, continuei com minha pesquisa.


Os fãs de Michael Jackson, sabem suas músicas, seus passos e gastaram muito para fazer sua homenagem.
E eu?
Sou fã de Jesus?
Sei alguns versículos, algumas músicas, e vou prestar minha homenagem colocando um versículo em algum lugar onde muitos podem ver.
ACHO QUE AÍ TEM UM GRANDE ENGANO!!!!!!
"Satanás criou um “cristianismo paralelo” calcado na nova ordem social com a finalidade de confundir os filhos de Deus, sugerindo princípios e práticas baseados nas suas mentiras e misticismos, acomodando o impossível com o possível e pervertendo, como fez com Eva, o que Deus realmente diz na sua Palavra. (Dr. Pr. Jasson Abreu Louzada)


Por isso, quero compartilhar uma mensagem que me fez pensar seriamente, em como eu me relaciono com Jesus.
-------------------------------

O primeiro mandamento nos ordena a adorar somente a Deus, de modo que quaisquer outros deuses são chamados pelo Senhor de ídolos.
Mas o que é um ídolo?
A palavra do Senhor sempre se refere a eles como: obra das mãos de homens (Sl115:4).
Mas se a bíblia também é clara em afirmar que só há um Deus (Is 45:5) não seria tolice ordenar a proibição da adoração a outros deuses, já que eles não existem?
Não!
Pois é sem sombra de dúvida que eles permeiam somente a cabeça dos homens, de tal modo que todo deus que não é o Senhor é uma mentira, mas como os homens acreditam nesta mentira, eles precisam renunciar a ela.
A maioria de nós quando fala em ídolo pensa logo nas imagens feitas de ouro e prata, no entanto ídolo é também ter uma imagem errada do Deus verdadeiro.
Ou seja, a pessoa diz adorar a Jesus, mas o Jesus que ela adora não tem nada a ver com o Jesus da bíblia, antes é algo criado pelas mãos dos homens, ou melhor, pela mente humana.
Ao pregar contra a idolatria reinante em Atenas, Paulo definiu os ídolos assim: “não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem” (At 17:29).
Se fazer imagens é um ídolo, conceber um Jesus diferente do descrito na escritura também é.
Um pastor estava pregando sobre arrependimento, mostrando que a conseqüência daquele que vive no pecado é experimentar da morte eterna, também conhecida como inferno.
Após o termino da pregação, uma pessoa foi falar com o pastor nos seguintes termos: “Eu sirvo a Jesus, mas não acho que ele mandará alguém para o inferno, já que ele é bom.”.
Sim, este rapaz servia a Jesus, mas um Jesus que só existe na sua cabeça.
Não importa muito como você chama um ídolo, seja de Maria, Alá, Pedro ou até mesmo de Jesus. Ele não deixou de ser ídolo, apenas porque você trocou o nome.
Ao se revelar a Moisés, Deus disse “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido” (Êx 6:3).
A palavra Todo-Poderoso em hebraico quer dizer El Shadai, e a palavra em letras maiúsculas SENHOR significa Iavé.
As pessoas podem chamar você de alguém alegre, forte, inteligente, mas tudo isto são suas características, entretanto você tem um nome, seja ele João, Ricardo ou qualquer outro.
El Shadai, El Shalom, eram todos os atributos de Deus e assim ele era chamado pelo seu povo, no entanto, se quisermos saber o nome de Deus, ele é este, O SENHOR.
Na passagem citada acima, Deus diz que não tinha revelado seu nome a Abraão, mas mesmo sem conhecer o nome verdadeiro de Deus, Abraão nunca deixou de servir ao Deus verdadeiro, enquanto que muitos, mesmo estando cientes do nome do Senhor hoje, que é Jesus, vivem em trevas, pois desconhecem a pessoa de Cristo.
A rosa não perde seu perfume mesmo que lhe chamem de outro nome.
Contudo, achar que carregar um espinheiro no peito lhe trará boas fragrâncias somente porque você o denomina como rosa é tolice.
A verdade é que se os atenienses da época de Paulo levantaram uma altar “ao Deus desconhecido”, uma infinidade de cristãos contemporâneos estão erigindo um altar ao “Jesus desconhecido”.
Foi o que Cristo disse a mulher samaritana: “Vós adorais o que não conheceis; (João 4:22).
Isto é o mesmo que dizer que os samaritanos não conheciam o nome de Deus?
Claro que não!
Já que os samaritanos eram judeus - judeus meio misturados com as culturas gentílicas, vale-se lembrar-, que conheciam todo o histórico de libertação efetuado pelo SENHOR, o que Jesus estava querendo dizer era: “Vocês conhecem o nome, mas não sabem nada do caráter do Pai”.
É por isto que é muito provável que um índio lá dos cafundó do Judas que talvez nunca ouviu o evangelho por boca de um missionário, que chama Jesus de “Aiao”, ou seja lá o que for, mas serve ao Deus verdadeiro entre no reino dos céus, enquanto que muitos de nós os “iluminados” que se julgam detentores da revelação não sejamos dignos nem ao menos de desatar as sandálias destes santos.
O que devemos fazer então? Vou deixar que Pedro nos responda assim como fez em AT 2 quando as pessoas fizeram a mesma pergunta a ele: “Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo”.
Sim, abandonemos o Jesus ídolo e busquemos o Jesus vivo.
E onde ele está? Na palavra de Deus e não na cabeça dos homens.

Pr. Rodrigo Mocellin

Nenhum comentário: