terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vida cristã


Lyncoln Napoleão Nicodemos



Você vive a vida cristã de qualquer jeito?

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7)

A maioria de nós sabe um pouco da Bíblia.
Sendo assim conhecemos um pouco a vontade de Deus, pois a vontade dele está revelada na sua Palavra.
Quanto mais lemos a Bíblia, mais somos advertidos do que Deus quer de nós, mais entendemos a sua vontade, o seu ser, o seu querer.
Ao lê-la vemos que estamos numa luta constante e muitas vezes imperceptível.
A luta da carne contra o espírito, do velho homem contra o novo homem, das atitudes antigas contra as novas aprendidas através da Palavra de Deus.
Nesta luta, uma das maiores tentações que podemos enfrentar é a tentação de relativizarmos a vontade de Deus adequando a vontade dele à nossa própria vontade.
Muitos esqueceram que a vida cristã tem um padrão elevado, que requer de nós compromisso, submissão, obediência e fidelidade.
Nesta luta caem na tentação de viver a vida cristã de qualquer jeito, sem compromisso, sem obediência, sem submissão e sem fidelidade.

Podemos dizer que existem áreas da vida que são mais “bombardeadas”, afinal de contas todos temos fraquezas.
Satanás sabe disso e nos tenta não naquilo que somos fortes, mas exatamente naquilo que somos fracos.
Podemos dizer algumas áreas problemáticas:

a) Dinheiro - o desejo de possuir, de apossar-se, de juntar riquezas, o desejo de aparentar ser rico. Trata-se da vontade de impressionar os outros e de responder aquele insaciável desejo do quero mais”, sempre mais onde o bastante nunca é bastante.

b) Fama - é o anseio de ser popular, de ser reconhecido, de “criar um nome” para si mesmo. Inclui a perseguição do “melhor lugar”, o aperto de “mãos certas”, a batida nas “costas certas”, estar nos “ambientes certos”… manipulando e cavando habilmente. O tempo todo há uma preocupação oculta que o seu nome fique lá em cima, sob o foco dos holofotes.

c) Poder - Os que buscam poder desejam controlar, governar os outros. Querem ocupar cargos de autoridade e fazer as coisas à sua maneira, conforme a sua vontade. Manipulam e manobram as pessoas, a fim de ficar na posição de autoridade, de tal maneira que consigam dominar os outros e mantê-los obedientes. Usam sempre “máscaras sorridentes e palavras piedosas”.

d) Prazer - significa o desejo de satisfazer-se sensualmente, não importando o custo. Pode ser tão inocente como um pequeno divertimento, ou tão sórdido como uma relação sexual ilícita. Geralmente há uma racionalização das Escrituras, a pessoa baixa seus padrões de moralidade, despreza as punições da consciência e, assim se convence não apenas de que está tudo bem, mas de que aquilo é uma necessidade.

Essa tentação só é vencida com resistência e submissão, a Bíblia diz:

“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” (I Co 10:13)

“Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado,
sendo consumado, gera a morte.” (Tg 1:13-15)

Costumamos usar a expressão mundialmente conhecida, “a carne é fraca”, para justificarmos nossos erros.
Usamos sempre o argumento da “nossa limitação humana” quando em fraqueza caímos.
Tentações sempre virão de todas as partes e devemos nos lembrar que os nossos principais inimigos são: o mundo, a carne e o diabo.
Não podemos usar as desculpas costumeiras lembrando a “fragilidade humana” pois Ele venceu o mundo, a carne e o Diabo, e nos deu forças para resistimos as tentações se permanecermos nele.
Permanecer nEle (Jesus Cristo) requer de nós uma constante entrega à sua vontade e dependência de Deus.
É Ele que nos dá forças para permanecermos em pé, “aquele que pensa estar em pé tenha cuidado para que não caia” (I Co 10:12).

Aqueles que cedem à tentação geralmente são aqueles que estão fracos na fé, distantes do Senhor e da Sua vontade.
Deus é fiel e não nos deixa sermos tentados acima do que podemos resistir.
Isto nos lembra que se caímos
  • é porque a nossa parte não foi feita,
  • é porque não ouvimos a Sua voz quando ele nos advertia,
  • é porque fechamos os olhos para os seus avisos,
  • é porque deliberadamente preferimos nos rebelar do que obedecer a sua indicação do verdadeiro caminho.
Ele sempre nos dá uma saída, um escape, é claro, se estivermos nele.
Por isso Paulo diz em Efésios 6 “fortalecei-vos do Senhor e da força do seu poder”, ele diz também, “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes”




Nenhum comentário: