quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A bênção de recomeçar

Deus está com a mão estendida para ajudar-nos a recomeçar!


A bênção de recomeçar

Nem sempre conseguimos fazer tudo o que queremos. Nem sempre acertamos em nossas escolhas, nem sempre chegamos onde queremos chegar. Nem sempre saímos vitoriosos nas batalhas da vida e nem sempre temos forças para seguir em frente rumo ao alvo. Infelizmente para nós, o fracasso, a derrota, a perda, a falta de norte e de forças são coisas com que lidamos com mais frequência do que gostaríamos. Quem nunca chorou por conta de fracassos? Quem nunca se viu como um fracassado? Os fracassos, às vezes, tem o poder de nos implodir, de nos destruir. Eles acabam com nossa auto-estima, e nos tiram o senso de direção, sugando a nossa energia de tal modo que nos deixamos afundar nos nossos próprios sentimentos, perdendo-nos dos objetivos então tão distantes de nós.

Quando lemos a Bíblia vemos, muitos casos de perdas, de fracassos, e de derrotas.
Vemos Davi naufragar na sua comunhão com Deus por conta de suas escolhas erradas, do seus pecados.
Vemos Pedro negar Aquele a quem havia jurado dar sua própria vida.
Vemos Moisés fugir desesperado para o deserto por ter agido por impulso, “antecipando-se” ao agir de Deus.
Vemos Jacó numa vida de barganhas, de jeitinhos, com medo de encontrar-se com seu irmão, aquele a quem havia passado a perna no passado…

O fracasso, as perdas e as derrotas não são “privilégios” apenas nossos. Muitos antes de nós já experimentaram o seus gostos amargos.Mas também os fracassos têm o “poder”de nos fazer olhar para o alto. O salmista já disse, “Elevo os meus olhos para os montes…” (Salmo 121:1, leia os seguintes). Às vezes eles têm o “poder” de nos quebrantar, de nos mostrar os erros não vistos, as escolhas mal feitas, os desvios do Caminho. Às vezes são necessários, é certo que são dolorosos, mas pedagógicos. Neles Deus mostra Sua misericórdia, mostra-nos Sua paciência e Sua graça. E nos lembra de que Ele está sempre acessível. Louvado seja o Seu nome!

Meus olhos sempre se enchem de lágrimas quando leio Davi dizendo,
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmo 51:1-12).
Como é libertador reconhecer os erros na presença dAquele que pode perdoá-los! Como é maravilhosa a certeza que Davi nos ensina, “…um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51:17).

Em Deus podemos sempre recomeçar! Ele nos deu vida em Cristo estando nós mortos em nossos pecados. Nele sempre nos levantaremos, Nele sempre poderemos recomeçar!
Pedro encontrou em Jesus amor e misericórdia suficientes para tratar suas feridas e recomeçar. Deus buscou Moisés no lugar que tinha escolhido para se esconder e esquecer o seu fracasso. Deus o amou e o chamou para cumprir, do jeito certo, o seu chamado.
Jacó teve uma das maiores experiências com Deus relatadas no Antigo Testamento num momento de desespero, e partir dali a mudança foi tão grande que até o seu nome o Senhor modificou.

O recomeço é difícil, mas é uma das maiores bênçãos que recebemos da parte do Senhor. Ele te dará forças para recomeçar e te dará discernimento e sabedoria para que Nele você possa acertar e recomeçar do jeito certo, Nele, com ele e para Ele! Deus te abençoe!

Lyncoln Napoleão Nicodemos
Fonte: Blog do autor.

Nenhum comentário: