terça-feira, 18 de agosto de 2009

Decepcionada com Deus


Uma audaciosa mensagem do livro de Jó é que você pode dizer qualquer coisa para DEUS. Atire NELE a sua tristeza, a sua ira, a sua dúvida, a sua amargura, a sua decepção - ELE pode absorver tudo.

Com mais freqüência com que se espera, a Bíblia mostra seus gigantes espirituais em luta com DEUS. Preferiam ir embora mancando, como Jacó, do que aceitar o ocultamento de DEUS como resposta final.

A liberdade de expressar os sentimentos não é, todavia, a única lição proporcionada por Jó. Com a visão dos bastidores do que acontece no mundo invisível, aprendemos que um encontro com o ocultamento de DEUS pode desorientar profundamente. Pode nos tentar a encarar DEUS como o inimigo e a interpretar seu "sumiço" como forma de desinteresse.

Essa foi a conclusão de Jó:
"Na SUA ira me despedaçou e tem animosidade contra mim".
Nós que estamos na platéia sabemos que Jó estava errado. Longe de ser abandonado por DEUS, Jó estava sendo objeto de um exame direto, quase microscópico, por parte de DEUS. No exato instante em que estava implorando para apresentar seu caso diante de um tribunal, ele estava realmente participando de um julgamento de significado cósmico - não como promotor apontando o dedo para DEUS, mas como a principal testemunha de um teste de fé.

Um incidente na vida de uma outra famosa personagem bíblica ensina a mesma coisa de uma maneira bem diferente. O profeta Daniel teve um encontro com o ocultamento de DEUS. Daniel se debatia com o problema diário de oração sem resposta. Durante vinte e um dias Daniel se dedicou à oração. Em todo esse tempo clamou a DEUS, mas não recebeu resposta alguma.
Então certo dia Daniel recebeu muito mais do que esperava.
Um ser sobrenatural repentinamente surgiu ao seu lado. O visitante explicou a razão para a longa demora. Fora despachado para responder já à primeira oração de Daniel, mas, tinha enfrentado forte resistência do "príncipe do reino da Pérsia". Finalmente, chegaram reforços, e Miguel, um dos principais anjos, ajudou-o a romper as linhas adversárias.

Não tentarei interpretar essa surpreendente cena do universo em guerra, exceto para registrar um paralelo com Jó. À semelhança de Jó, Daniel desempenhou um papel decisivo na guerra entre as forças cósmicas do bem e do mal. Para ele a oração pode ter parecido fútil, e DEUS, indiferente; mas uma olhadela nos bastidores revela exatamente o oposto.
A perspectiva limitada de Daniel, tal como a de Jó, distorcia a realidade.

Numa época de dificuldade poderão estar envolvidas muito mais coisas do que imaginamos. Requer-se fé para crer nisso, e fé para acreditar que jamais somos abandonados, não importa quão distante DEUS pareça estar.

Philip Yancey no livro "DECEPCIONADO COM DEUS", Ed Mundo Cristão

******************

Não pare de olhar, clamar, chamar por Deus...
mesmo decepcionada, angustiada, humilhada....
apenas confie e descanse!!!


Nenhum comentário: