terça-feira, 23 de março de 2010

Valores familiares



Do Devocional Mulheres que amaram a Deus- Elisabeth George.
Miriã – Êxodo 2:4 “ Sua irmã ficou de longe...”

Como cultivar os valores familiares em seu lar?
Como incentivar seus filhos a se preocuparem com outras pessoas?
Como ensiná-los a ter amor uns pelos outros?
Antes de conhecermos algumas respostas de Deus a estas perguntas tão importantes, observe como uma irmã dedicada é capaz de ser exemplo de valores familiares para nós.

Miriã era uma menina de 12 anos que, sem dúvida, gostava muito de seu irmãozinho recém-nascido. Durante 3 meses, Miriã ajudou sua mãe, Joquebede, a esconder o pequenino Moisés e cuidou dele enquanto sua família desafiava o decreto de Faraó de morte a todos os meninos hebreus recém-nascidos. Após três meses, sua mãe colocou o bebê dentro de um cesto, que ficou flutuando em meio à vegetação à beira do rio Nilo. Miriã “ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder”. Quando surgiu a oportunidade, no momento em que a filha de Faraó achou o bebê, Miriã ofereceu-se para encontrar uma ama para o recém-nascido, conseguindo, dessa forma, que a própria mãe do bebê o levasse de volta para casa e cuidasse dele.

Com quem você acha que a jovem Miriã aprendeu a ter tanta lealdade à família? Provavelmente com sua mãe maravilhosa. Você também, como mãe, avó ou tia dedicada, pode ajudar a incutir tais valores em sua família.

Tente seguir diariamente estes conselhos, que poderão ajudá-la:
- Ensine seus filhos a amar uns aos outros ( João 15:12, 17). Incentive irmãos e irmãs a orar uns pelos outros e a praticar gestos secretos de bondade entre si.
- Expresse abertamente bondade e preocupação com outras pessoas ( Provérbios 12:25). As crianças repetem o que ouvem e veem. Seja, portanto, um modelo vivo de Jesus Cristo, agindo como Ele com bondade e compaixão.
- Manifeste amor abertamente. Seja amorosa e fale sobre amor. Diga “eu amo você” todas as vezes que se despedir ou conversar por telefone com seus filhos.
- Cultive fortes laços familiares. Ponha em prática a “mentalidade dos três mosqueteiros”, que é UM POR TODOS E TODOS POR UM”. Esforce-se para que cada pessoa da família apóie e incentive as outras.
- Ore para que o amor de Deus seja manifestado por intermédio de seus filhos (Gálatas 5:22)

E lembre-se, também, de que muito pode a oração fervorosa e verdadeira de uma mãe piedosa ( Tiago5:16).

Nenhum comentário: