terça-feira, 24 de março de 2009

Rute


Continuando os estudos sobre o que compete à mulher cristã, baseado no poema publicado dia 23 de fevereiro neste blog.

" Brilhar como Rute, que nos campos de Boaz dignificou o trabalho e soube servir."

Neste estudo, de Paulo Petrizi, são mostradas qualidades que precisamos buscar e gerar.
Significado do nome: bela companheira, no auge da beleza.
As características de Rute descrevem o caráter de um discípulo fiel.
Rute e Noemi eram ligadas através de uma aliança familiar. No tempo dos Juízes em Israel, a família de Elimeleque abandonou Belém de Judá para tentar a vida nas terras de Moabe. Havia falta de oportunidades e até mesmo de alimentos em Israel naqueles dias. Em Moabe os dois filhos de Rute se casaram com Orfa e Rute, mulheres moabitas. Tanto Noemi, como suas noras, ficaram viúvas quase que simultaneamente. A aliança familiar que as ligava tornou-se enfraquecida e por isso a própria Noemi liberou suas noras para seguirem suas vidas.
Neste contexto, Rute se mostrou verdadeiramente uma mulher de aliança e fiel. Numa profunda crise de amargura, a sogra de Orfa e Rute mandou insistentemente que elas a abandonassem. Rute recusou-se a fazê-lo. A atitude dela demonstra um caráter de fidelidade modelo para todos nós. Ela tinha a oportunidade de abandonar sua sogra, e também discipuladora, mas recusou-se e reafirmou sua aliança com palavras inspiradoras a nós:

Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares, ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres, morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti. (Rt 1.16-17)

É fácil declarar a aliança quando tudo corre bem. Quando há pão abundante à mesa, festa e sucesso. Mas Rute se mostrou leal quando sua “discipuladora” vivia o tempo de maior fragilidade.
Boaz ficou impressionado com o caráter de fidelidade mostrado por Rute. A partir de certo momento ele ficou totalmente tomado pelo desejo de ser o remidor dela a desposá-la.
O último verso do capítulo 3 conta que ao conhecer pelo menos quatro características de Rute, Boaz determinou-se a vencer os obstáculos a fim de que ela pudesse ser sua esposa naquele mesmo dia!

Eis as características de Rute que tanto impressionaram a Boaz:

a) Sua garra e disposição pelo serviço humilde: (Rt 2.2-6) Há na Lei de Moisés uma determinação que visava abençoar os pobres e os estrangeiros em Israel. Encontra-se em Lv 23.22: Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Rute se enquadrava na condição tanto por ser estrangeira como por estar necessitada da caridade. A narrativa ressalta o empenho de Rute ao ponto de chamar a atenção do dono das terras, Boaz.

b) Sua humildade e gratidão: (Rt 2.10) Diante da bondade de Boaz, a reação de Rute demonstra ainda mais qualidades, humildemente ela se prostrou e colocou seu rosto na terra. Jesus é o Senhor bondoso que nos tem agraciado sobremaneira. Diante de Jesus, o Senhor da Seara, devemos demonstrar humildade e gratidão.

c) Sua fidelidade: (Rt 2.11) Neste verso Boaz resume as informações que ouvira acerca da admirável fidelidade da nora à sogra desafortunada.
O Senhor Jesus cobrou de Seus discípulos o mesmo desprendimento que Boaz reconheceu em Rute. Deixar pai e mãe, abrir mão de tudo... (Lc 14.26).

d) Seu potencial em colher bênçãos e galardão: (Rt 2.12) As palavras de Boaz são proféticas e abençoam Rute. Ele falou de retribuição do bem que ela fizera, de riquezas, recompensas... que sobre ela viriam da parte do Senhor. Afinal, ela buscara abrigo sob as asas do Deus de Israel.
Boaz entendia que uma pessoa como Rute fatalmente iria prosperar muito sob os cuidados do Deus de Israel.

2 comentários:

O Jornalista disse...

Olá amiga,

Gostei do seu Sereno espaço.

Se lhe interessar tenho este blog de Política e Relações Internacionais

http;//papodepolitica.blogspot.com

Espero q goste,

Daniel Barreto
papodepolitica@ymail.com
http://papodepolitica.blogspot.com

Abs!

DILINHA disse...

querida te ofereço o selinho do dia da pascoa, espero q aciete, beijinhos e bom dia..........