sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LOUVOR QUE AGRADA



Leitura Bíblica: Isaias 1:2-30

2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
4 Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
5 Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
7 A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.
8 E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.
9 Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.
10 Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.
21  Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.
22 A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.
23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.
24 Portanto diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Forte de Israel: Ah! tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos.
25 E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.
26 E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
27 Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça.
28 Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos.
29 Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes.
30 Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água.


A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1:27)

Aprendi que o melhor modo de ler a Bíblia é buscar compreender o texto em seu contexto imediato e histórico, entender com clareza seu significado para os destinatários originais e, a partir disso, perguntar honestamente o que ele tem a dizer a mim e o que preciso mudar em resposta.
Mas o texto de hoje é duro...você leu?

É como se eu chegasse à igreja, Bíblia em baixo do braço, pronto para participar do culto, e alguém cutucasse meu ombro.
Eu me viraria e, estupefato, veria o Senhor, ali, diante de mim.
Ele diria: “Quem lhe pediu que colocasse os pés nos meus átrios?”
Então eu, amarelo, verde, branco, roxo, balbuciaria: “M-mas eu v-vim para adorar o Senhor...”, e ele me interromperia:
“eu não suporto as suas reuniões de adoração! Para de me trazer louvor inútil!”
Sem me deixar vencer, tentaria: “Mas eu vim orar!”
E, surpreso, ouviria dele: “Quando você orar, esconderei de você os meus olhos. Mesmo que ore muito.”
Mas por quê?
Mãos cheias de sangue.
Mas quando minhas mãos se enchem de sangue?
Evidentemente quando sou injusto, cruel, mau, mas também (veja o verso 17!) quando me torno conivente com a podridão do mundo.
Um dos grandes problemas do cristianismo de hoje é a religiosidade oca.
Aquela em que alguém pratica atos de religião – louva com ardor, prega, lê, contribui, (escreve?) mas vive sem compromisso: cuida muito pouco de andar com Deus e fazer sua vontade. Ser cristão não é só obedecer a um punhado de regras sobre o que (não) comer, (não) beber, que hábitos (não) ter, o jeito de adorar.
Não é aprender a “declarar” ou “tomar posse da bênção”.
É ter um compromisso radical com Jesus e o que ele quer fazer no mundo.
Isto ocupa 24 horas por dia; a participação em adoração e louvor formal na igreja é apenas uma pequena parte do que a vida cristã significa. - MHJ


O louvor que agrada a Deus é o de pessoas que vivem como ele manda.
Extraído do Devocional Pão Diário , Rádio Trans Mundial.

Nenhum comentário: