quarta-feira, 8 de abril de 2009

MARTA


Servir como Marta, que ofereceu a melhor hospitalidade pra Jesus.

Continuando os estudos sobre as mulheres que foram importantes para seu nome aparecer na Bíblia, o que compete à mulher.
Sinceramente, sempre nunca tinha meditado profundamente sobre a vida de Marta e nesses últimos dias, ao me deparar com a tarefa que me propus, pude aprender muito com essa maravilhosa mulher de Deus.
Sim, como eu, você com certeza está pensando, mas Jesus mesmo disse que Maria que escolheu a melhor parte.
Interessante como Deus nos mostra sua vontade quando pedimos. Ao me propor falar das mulheres desse poema, aos poucos mensagens, palestras, devoções sobre essas mulheres foram aparecendo...
Seria muito fácil colocar o estudo completo da Valdenira em Bereanas:
Dentre tantas mulheres deixadas por Deus na Bíblia e que nos servem de exemplo , vamos conhecer mais duas que viveram no tempo de Jesus e que foram amadas por Ele. Marta e Maria viveram em um povoado chamado Betânia. Elas eram irmãs de Lázaro, grande amigo do nosso Senhor.
Ambas tinham personalidades diferentes mas, cada uma a seu modo, amava Jesus. O Senhor também amava muito esta família
Certo dia, quando Jesus chegou à casa delas, Marta o convidou para jantar.
Como era de se esperar, tanto Marta como Maria deveriam cuidar dos hóspedes preparando a comida, arrumando a casa e fazendo tudo aquilo que era serviço próprio da mulher. Mas ... tudo aconteceu de modo diferente, pois enquanto ...
1- Marta se preocupava com coisas materiais ... Maria se deliciava com as coisas espirituais oferecidas por Jesus ;
2- Marta estava inquieta por estar trabalhando sozinha sem a ajuda da irmã ... Maria repousava aos pés do próprio Deus sabendo que Ele supriria as necessidades materiais;
3- Marta se esforçava para cozinhar uma boa alimentação ... Maria se esforçava para aprender mais do Senhor;
4- Marta foi censurada por Jesus ... Maria foi elogiada por Ele.
Vendo Marta que ela fazia tudo sozinha, decidiu ir reclamar de sua irmã a Jesus. Ela disse: "Senhor, não se te dá que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude" (Lucas 10:40b)
Apesar de Marta ter reclamado de Maria a Jesus por ela estar trabalhando sozinha, sabemos que ela O amava. A sua maneira de demonstrar amor a Ele era sendo produtiva em seu trabalho, era suprindo as Suas necessidades físicas e, isto, ela fazia de todo o coração. Ela jamais imaginava que Ele a amava de qualquer jeito, pois ela já pertencia a Ele.
Apesar dela ter reclamado, Jesus respondeu amorosamente, indiferente aos costumes de Sua época, dizendo: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lucas 10:41b-42).
Jesus aconselhava Marta a pensar nas coisas espirituais que são eternas e colocar as prioridades em seu lugar certo. Tudo tem seu tempo certo ... tempo de cozinhar ... tempo de descansar ... tempo de aproveitar a presença do próprio Deus em sua casa e ouvir dEle lições preciosas para sua vida. Isto Maria fez e foi elogiada por Jesus. enquanto Marta ansiosa e afadigada não escolheu a boa parte que jamais lhe seria tirada.
É importante termos o nosso cantinho para, diariamente, nos deliciarmos com os momentos de comunhão com o Senhor.


Estudo muito completo e profundo.
Foi o primeiro que encontrei.
Leia o estudo completo, vale a pena: http://br.geocities.com/bereanas/MartaOuMariaComQualDelasVoceSeParece-Valdenira.htm

Mas não me dei por vencida....queria mais....
Se você não conhece a história leia Lucas 10:38-42

Achei o estudo do João Cruzué sobre as mãos de Marta e o coração de Maria.
A preocupação de Marta era o serviço: anda para lá, anda para cá; imagino: aranjando lenha, assoprando brasas do fogo, limpando as panelas, assando um pão, talvez depenando alguma ave, ou mesmo temperando um pequeno cordeiro. O tempo passava depressa, o dia ou noite chegando , e nada da ajuda de Maria.
Maria esquecera-se completamente do serviço. Assentada aos pés de Jesus, (não havia nem cadeiras nem mesas altas naquele tempo e naquela cultura) ouvia com o coração ardendo o falar do Mestre. O tempo passava e ela não se cansava, como vez em quando ainda acontece em nossos dias, quando a presença do Senhor se faz muito forte em algum culto.
Marta estava preocupada em servir, e Maria esquecera-se de tudo porque ouvia, e ouvia, e queria mais ouvir as palavras do Senhor. Marta receosa de não dar conta do trabalho deu ordens ao Mestre: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.

Leia também o estudo completo.... http://olharcristao.blogspot.com/2008/03/maos-de-marta-e-coracao-de-maria.html

E ainda o estudo vindo de, Portugal, do Pr. Camilo:
“Estas duas irmãs, Marta e Maria, pode-se dizer que representam dois tipos diferentes de crentes, duas tendências opostas, ou duas maneiras de seguir a Jesus, que ainda hoje vemos nas nossas igrejas.”

Também tire o tempo e leia o estudo todo.... http://www.estudos-biblicos.com/martamaria.html

Mas o mais importante prá minha vida foi o que li, e ainda estou lendo, em um devocional (ORANDO EM FAMÍLIA, p.101ss, Pr. M.Weingaertner) sobre a ressurreição do Lázaro, irmão de Marta e Maria, história contada em João 11.
Qual não foi minha surpresa, ao ver a Marta, correndo ao encontro de Jesus (João 11:20). Marta demonstrou sua fé. Senhor se estivesse aqui, não teria morrido meu irmão. E depois de conversar com Jesus no versículo 27 ela confirma sua fé: Sim, Senhor eu tenho crido que TU ÈS O CRISTO.
Logo a seguir, quando Jesus pede para abir o túmulo, ela novamente diz: Senhor, ele já cheira mal.... e sem deixar se perturbar, Jesus a chama para a fé. Em Marta podemos ver como a convivência com Jesus a foi moldando. Ela precisou ser corrigida nas suas prioridades. Jesus teve de conduzi-la da incredulidade cética para a fé no seu PODER.

Jesus insiste com Marta e conosco: Você crê nisto?
Em outras palavras, Você permite que Deus por meio de Jesus, entre em seu mundo, rompa o horizonte limitado dele e conduza você, já agora para uma vida no ilimitado horizonte da presença de DEUS?
Como Marta, você e eu não podemos deixar de responder:
Sim, Senhor, eu tenho crido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.
Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé.

Nenhum comentário: