quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Nutrição X Transtornos X Deus























Os transtornos alimentares, como bulimia, anorexia, descontroles alimentares, compulsão alimentar, podem ter causa psicossomática.



O que quer dizer isso?



A medicina psicossomática é o estudo das relações entre as emoções e os males do corpo. Todos nós somos considerados uma unidade mente-corpo (psico-soma), é impossível que uma das partes se altere sem mexer na outra.



De uma maneira bem simples: algum problema que você não consegue resolver, teu corpo resolve de algum jeito.
E a fé onde entra nisso???

A Bíblia, palavra de Deus nos ajuda a resolver os problemas confiando Naquele que nos criou, portanto que nos conhece muito bem.
As decepções na nossa vida e a maneira como lidamos com ela pode levar a doenças psicossomáticas.
Li esse texto sobre as decepções e quero compartilhá-lo:





http://www.refletir.com/artman/publish/article_306.shtml
Quem nunca se decepcionou na vida? É quase impossível se imaginar quem nunca teve uma grande decepção. Não importa o tamanho, quantidade ou motivo, o certo é que sempre, invariavelmente, nos decepcionamos com algo ou com alguém, e alguma das vezes com nós mesmos. Alguns tipos de decepções nos afetam de tal maneira que levamos anos para nos conformar com tal situação, algumas são tão terríveis que deixa nos em profunda depressão. Muitas vezes além da providência divina, ainda necessitamos buscar ajuda de profissionais capacitados nesta área.
As maiores decepções da vida geralmente acontecem no convívio íntimo das pessoas, filhos, cônjuges, pais e amigos muito próximos, sendo em primeiro lugar na família, ou seja, dentro do próprio lar.
Você perdoaria seu irmão (a) caso ele (a) matasse ou planejasse o assassinato de seus próprios pais? Incontáveis seriam as pessoas que dariam uma resposta negativa a essa pergunta, alegando a grande decepção causada por este (a) pessoa, alguns diriam que perdoam, mas não quer mais saber dele (a), mas precisamos entender que o perdão possibilita que as relações interpessoais fluam. Perdoar é querer continuar se relacionando com o perdoado.
Infidelidade conjugal, traição de um amigo, estupro, assassinatos... São exemplos de casos que geram polêmica quando o assunto é perdão. Perdoar ou não perdoar: eis a questão.
A Bíblia trata do assunto. No Evangelho de Mateus 18.21-22 está escrito sobre quantas vezes deve-se perdoar ao semelhante. Está escrito que não é somente sete, mas setenta vezes sete, ou seja, 490. Explicando melhor, é infinito o perdoar - o ser humano sempre precisará perdoar alguém. A Bíblia também deixa claro que quem perdoa é perdoado por Deus - Mateus 6.14. Quem não perdoa não pode ser perdoado por Ele. Não há como negar que a falta de perdão traz grandes prejuízos à vida espiritual e também física, visto que todo o corpo é atingido, podendo surgir doenças graves como problemas de coração, estresse e problemas emocionais. Quem está ferido fica, na maioria das vezes, mal humorado, nervoso, revoltado, com ódio. Neste caso os especialistas não recomendam guardar rancor e mágoas.
Não há dúvidas de que um coração rancoroso e amargurado afeta não só a saúde, como também a relação entre as pessoas. “É ele - o perdão - que permite que um casamento não acabe e que uma amizade tenha continuidade depois de um conflito, por exemplo, ou que as relações de trabalho sobrevivam em meio aos desentendimentos que costumam ocorrer em ambiente profissional”.
Um especialista disse que, “se a pessoa acumula sentimentos negativos, pode desencadear uma série de transtornos não só psicológicos, mas físicos também”.





O segredo da vitória está em perdoar.




Persevere e fique com aquilo que Deus tem falado com você. Não dê ouvido a boatos, a conversas alheias que possam, porventura, surgir. Siga a orientação de Deus através da Palavra, porque Ele tem propósitos em sua vida. E só Deus pode te ensinar a perdoar.










Aprenda a perdoar! tem muitas recompensas... Deus faz o impossível acontecer.

Um comentário:

Adriana Rangel disse...

Ola !Vim conhecer seu blog..parabens! Deus te abencoe