quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Deus ainda fala? - parte 1


No livro de Max Lucado, “Derrubando Golias”, um trecho me chamou muito a atenção e por isso quero compartilhá-lo:
Capítulo 11 – cruzamentos cegos.
Max Lucado fala do colete sacerdotal, estola sacerdotal, com suas pedras Urim e Tumim, que era usada para saber a vontade de Deus.
Transcrevo abaixo uma parte, pois penso que a compreensão é melhor, além de Max expressar-se muito melhor que eu.

Você consegue se identificar com alguma dessas situações?
-aceito o emprego ou desisto dele?
-aceito ou recuso o pedido de casamento?
-saio de casa ou fico em casa?
-faço ou compro?
Uma das maiores perguntas da vida é: Como posso saber o que Deus quer que eu faça?, e Davi faz essa pergunta. Ele acaba de saber da morte de Saul e de Jônatas. De repente, o trono fica vazio e as opções de Davi estão abertas. Mas, antes de dar um passo, ele consulta o Senhor:
Passado algum tempo, Davi perguntou ao SENHOR: "Devo ir para uma das cidades de Judá?". O SENHOR respondeu que sim e Davi perguntou para qual delas."Para Hebrom", respon¬deu o SENHOR (2 Samuel 2:1).
Davi adquire o hábito de apresentar suas opções a Deus. E ele faz isso com uma ferramenta fascinante. O colete sacerdotal.
Davi veste o colete sacerdotal, fala com Deus e recebe uma resposta.
O que está acontecendo? O que é este colete sacerdotal? O que o torna tão eficaz? E esses coletes são vendidos em lojas de departamentos?
O colete sacerdotal surgiu na época das peregrinações pelo deserto. Moisés deu o primeiro de presente para o sacerdote Arão. Era uma veste com adornos, feita de linho branco, trabalhada com fios de ouro e fios de tecidos azul, roxo e vermelho. Um peitoral sustentando 12 pedras precio¬sas adornava a veste. O peitoral tinha um ou dois, talvez três, diamantes brilhantes ou pedras semelhantes ao diamante. Essas pedras tinham os nomes Urim e Tumim. Ninguém sabe o significado exato dos termos, mas "luz" e "perfeição" lideram a lista de sugestões.
Deus revelava sua vontade aos sacerdotes por meio dessas pedras. Como?
Embora especulemos sobre a técnica, não precisamos adivinhar o valor. Você não cuidaria de tal ferramenta? Quando se via diante de unia escolha complicada, Davi podia, com o coração reverente, fazer um pedido e Deus lhe respondia.
Oh, que Deus faça o mesmo por nós. Que possamos pedir e ele responder. Que possamos clamar e ele responder.
O Deus que guiou Davi guia você.
Você não adoraria ter um colete sacerdotal? Quem diz que você não tem? Deus não mudou. Ele ainda promete nos guiar:
O SENHOR diz: "Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você" (Salmo 32:8)
Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas (Provérbios 3:6)
Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: Este é o caminho; siga-o (Isaías 30:21)
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (João 10:27)
O Deus que guiou Davi guia você.
Você simplesmente precisa consultar seu Criador.
Precisamos consultar o nosso Criador.
Talvez você não tenha as pedras Urim e Tumim, mas...
Você tem uma Bíblia? Leia-a.
Algum outro livro já foi descrito dessa maneira: "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12)?
"Viva e eficaz." As palavras da Bíblia têm vida! Substantivos com números de pulsações. Adjetivos musculares. Verbos lançando-se de um lado para o outro pela página. Deus trabalha por meio dessas palavras. A Bíblia é para Deus o que uma luva cirúrgica é para o cirurgião. Deus chega até essas palavras para tocar lá no fundo do seu íntimo.
Você não sentiu o toque de Deus?
Na hora da solidão, você lê as palavras: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5). As frases consolam como uma mão que toca seu ombro.
Quando a ansiedade consome sua paz, alguém compartilha esta passagem: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pelas súplicas, e, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Filipenses 4:6). As palavras arrancam um suspiro de sua alma.
Ou talvez a preguiça esteja batendo à sua porta. Você está considerando um esforço indiferente quando Colossenses 3:23 vem à sua mente: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens". Tais palavras podem ferir, não podem?
Coloque-as em prática.
Você tem uma família de fé? Consulte-a.
"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e acon¬selhem-se uns aos outros com toda a sabedoria" (Colossenses 3:16).
Não tome uma decisão, seja grande ou pequena, sem sentar-se diante de Deus com a Bíblia aberta, o coração aberto, os ouvidos abertos, imitando a oração de Samuel:
"0 teu servo está ouvindo" (1 Samuel 3:10).
Você tem uma Bíblia? Leia-a.
Você tem uma família de fé? Consulte-a.
Outros já fizeram sua pergunta. Você não é o primeiro a encarar seu problema. Outros já estiveram em sua posição e perguntaram para si mesmos aquilo que você se pergunta. Procure o conselho deles. "Observem bem o resultado da vida que tiveram [os seus líderes] e imitem a sua fé" (Hebreus 13:7).
Seu casamento está difícil? Encontre um casamento forte. Lutando com a ética nos negócios? Busque o sábio conselho de um empresário cristão. Lutando com as decisões da meia-idade? Antes de deixar sua família e aproveitar sua aposentadoria, reserve um tempo para buscar conselhos. "O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos" (Provérbios 12:15).
Você não precisa de um colete sacerdotal para usar, nem de pedras para consultar; você tem a família de Deus. Ele falará com você por meio dela. E ele falará com você por meio de sua própria consciência.
Você tem o coração voltado para Deus? Preste atenção nele.
Cristo toca o coração que o contém. "Deus é quem efetua em vocês tanto o desejo quanto a realização, de acordo com a boa vontade dele" (Filipenses 2:13). O que seu coração lhe diz para fazer? Que esco¬lha produz a maior sensação de paz?
Cristo toca o coração que o contém.
Às vezes uma escolha só "parece" certa. Ao justificar a escrita de seu evangelho para Teófilo, Lucas disse:"Pareceu-me que seria bom conferir todas essas narrações e, depois de uma investigação completa, mandar-lhe este resumo" (1:3, A Bíblia Viva).
Notou a expressão "pareceu-me que seria bom"? Essas palavras refletem uma pessoa diante dos cruzamentos. Lucas ponderou suas opções e escolheu o caminho que lhe "pareceu bom".
Judas fez o mesmo. Sua intenção era dedicar sua epístola ao tema da salvação, mas ele não ficou à vontade com a escolha. Observe o terceiro versículo de sua carta:
Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos (v. 3).
Mais uma vez a linguagem... "Ansioso por... senti que..." De onde vinham os sentimentos de Judas? Não vinham de Deus? O mesmo Deus "efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele" (Filipenses 2:13).
Deus cria em nós o "querer".
Cuidado com isso. As pessoas ficam conhecidas por justificarem a estupidez com base em um "sentimento". "Senti que Deus estava me levando a trair minha esposa... não honrar minhas contas... mentir para meu chefe... flertar com minha vizinha casada." Anote aí: Deus não o levará a desobedecer à sua Palavra. Ele não contradirá seus ensinamentos. Cuidado com a expressão: "Deus levou-me a...". Não saia por aí brincando. Não disfarce seu pecado como se fosse algo que Deus o levou a fazer.
Deus não o levará a desobedecer à sua Palavra.
Ele não o levará a mentir, enganar, magoar. Ele, fielmente, o guiará pelas palavras de suas Escrituras e pelo conselho de seus fiéis.
Você tem um coração voltado para Deus? Preste atenção nele.
Uma família de fé? Consulte-a.
Uma Bíblia? Leia-a.
Você tem tudo o que precisa para enfrentar as grandes questões de sua vida. Sobretudo, você tem um Deus que o ama demais para deixá-lo andar errante. Confie nele...

Nenhum comentário: