domingo, 28 de fevereiro de 2010

laços restaurados


Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o e choraram. Gênesis 33:4

Esaú e jacó eram irmãos, mas passaram muitos anos brigados. 
A Bíblia relata o dia feliz em que eles colocaram suas divergências do passado de lado e abraçaram-se. 
Ou seja, deixaram para trás toda discórdia e optaram por colocar em prática o amor. 
Para isto, foi preciso esquecer o passado e liberar o perdão.

Existem muitas brigas de família que deixam pessoas feridas, amarguradas, rancorosas por muitos anos. 
É preciso que algum dos lados tome a iniciativa, para que o relacionamento que foi quebrado seja restaurado. Quando isso acontece, o amor e o perdão cobrem todas as cicatrizes, tornando-se possível o entendimento saudável, sem mágoas, e verdadeiro.




Oração: Pai, abençoa a família de cada um dos teus servos, renova e restabelece todos os laços familiares quebrados.
Fonte: Devocional da Mulher Vitoriosa,  volume2, Ed.Central Gospel - dia 28 de fevereiro.







ética sexual

VALE A PENA DAR UMA PASSADINHA E LER O ARTIGO COMPLETO...
http://pietismoluterano.blogspot.com/2010/02/etica-sexual.html

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Relógio de Deus


Tenha em mente que DEUS não trabalha de acordo com um relógio de 24 horas. 
SEU tempo é eterno. 
Além do mais, ELE conhce SEU plano para nós, mesmo quando estamos tão confusos a ponto de nem mesmo saber o que perguntar.

Se você quer uma prova disso, considere estes versículos de Romanos 8: “...porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Você já passou por isso? 
Há momentos em que a única coisa que consigo fazer em minhas orações é literalmente gemer. 
Por mais impressionante que isso possa parecer, de alguma forma o Espírito Santo interpreta os gemidos profundos demais para expressarem palavras e os coloca diante da maravilhosa presença de DEUS de modo claro e correto. Conforte-se com isso, em especial se você é um daqueles que gostam de usar palavras para tudo. Realmente Nõ é preciso dizer cada detalhe da sua preocupação. Portanto, pare de ficar tentando!

Há momentos em que me sento diante da mesa, diante de determinada situação da qual não vejo saída e apenas digo: “Ajuda-me, SENHOR, ajuda-me, ajuda-me”. Não consigo falar outra coisa. “Ajuda-me”. E ELE me ajuda, mesmo!

Quando estamos dispostos a esperar e deixar que DEUS assuma o controle do problema, é exatamente isso que ELE faz. 
O problema aparece quando levanto da mesa e digo: 
“eu sei como lidar com isso. Vou cuidar dessa situação agora mesmo”. 
Invariavelmente me arrependo dessas ações guiadas pela carne. 
É claro que, às vezes, o que DEUS quer de nós é ação. 
Mas em geral é melhor esperar. 
Poucas vezes me arrependi dos momentos em que fiquei esperando. 
DEUS não chama você para determinada tarefa para ser comparado com outras pessoas. 
Você é chamado como um instrumento. E, no plano de DEUS, você é invencível neste papel.



Charles Swindoll, em “O MISTÉRIO DA VONTADE DE DEUS”, Ed Mundo Cristão

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Orações


Na foto, eu e Pedro, ano passado.

Motivo de alegria e de louvor!!!!
O meu sobrinho Pedro, que estava com meningite, recebeu alta do hospital hoje.
Obrigada a todos que oraram por ele.
E principalmente quero agradecer ao nosso Pai, pela proteção e pela cura que ele concedeu ao Pedro.
Amanhã vejo ele e levo o abraço de vocês....
----------------<><------------------------------------

Leitura Bíblica: Mateus 7.7-11
  • 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
  • 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
  • 9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
  • 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
  • 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos (Colossenses  4.2).
Muitos oram a Deus, não obtiveram a resposta que esperavam e por isso desanimam – sua fé enfraqueceu ou foi até mesmo abandonada. 
Você já imaginou se Deus atendesse a todos os pedidos num único dia ou mês? 
Considerando que boa parte dos mais de seis bilhões de habitantes do mundo faz seus pedidos, imagine a confusão!
O Senhor ouve todas as orações e se agrada quando conversamos com ele, expondo nossos problemas, pois isso torna nosso relacionamento com Deus mais íntimo. 
Porém, quanto à resposta, Deus é o único que sabe se merecemos ou não ter um pedido atendido e se isso será realmente bom para nós. 
Por exemplo, orei por uma causa e o Senhor só foi me atender depois de nove anos – ele sabe o que é melhor.
Costumamos pedir coisas para nosso próprio benefício, porém deveríamos agradecer mais pelo que Deus faz por nós e orar pelos outros – também por nossos inimigos, como Jesus ensinou (Mt 5.44). 
Não existe “oração forte” – podemos dizer que o forte da oração não é que ela pode eliminar as irregularidades ao nosso redor, mas mudar primeiro quem ora
Quando somos transformados por Deus, nossas prioridades mudam e também nossas orações, que deixam de ser tão egoístas. 
Passamos a orar mais pelos outros e por nossos governantes; deixamos de pedir bens materiais para rogar a Deus que nos dê sabedoria e paz. 
Nossa oração, então, passa a agradar a Deus, assim como Salomão quando pediu discernimento para governar e distinguir o bem e o mal (1Rs 3.9-14). 
Deus é tão misericordioso que às vezes dá coisas a seus filhos sem que eles tenham pedido - e tantas vezes nem agradecemos!
Confie no Senhor, exponha a ele seus problemas e necessidades e espere. Deus sempre nos ouve, nós é que muitas vezes não queremos ouvi-lo, só desejamos que nosso pedido seja atendido. 
Creia que ele, como bom pai, nos dará o que for melhor para nós e adequado à nossa situação – ETS

Oração é relacionamento, não cobrança.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

escuridão


A região escura do divórcio
por Max Lucado

De 1960 a 1980 dobrou o número de divórcios em nosso século. Em 1980, as predições estimaram que a taxa de divórcio dobraria novamente na virada do século. Por quê?

Para entender esta crise da sociedade, vamos dar uma olhada nos encargos da sociedade que afetaram a família. Temos visto a deterioração nos laços da sociedade que uma vez foram instrumentos no apoio à família. Havia um tempo de responsabilidade familiar. Um dia no qual a vovó e o vovô viviam no final da rua. Mamãe e papai ficavam a um quarteirão de distância, os primos eram espalhados pela cidade. O divórcio era raro, algo fora do comum, até considerado escandaloso.

Mas esses dias passaram. Hoje muitas vezes não conhecemos nossos vizinhos, muito menos os responsáveis por eles.

Hoje a metade dos americanos vive a 150 milhas de distância do parente mais próximo e se muda uma vez a cada quatro anos. O resultado? Todas as vezes que nos desarraigamos, encontramo-nos em uma nova situação, cada vez mais anônimos no mundo.

Este anonimato é a semente da responsabilidade reduzida. Você se muda para Nova Iorque ou São Francisco ou Houston, e ninguém conhece você. Você passeia em um shopping e ninguém pára para dizer oi. Você é anônimo. O anonimato torna-se agradável porque junto com a diminuição do reconhecimento vem uma diminuição de responsabilidade. Ninguém se importa com o que você faz, então o que você faz parece não ter tanta importância.

Então, em nossa sociedade, a responsabilidade reduzida e o anonimato aumentado têm contribuído para a explosão do divórcio. Nossas atitudes mudaram: o que um dia foi raro e escandaloso é agora aceitável e comum. Mas o ensinamento de Deus não mudou. É muito claro no assunto: Deus odeia o divórcio. Ele tem honrado Seu pacto conosco e espera que façamos o mesmo. Deus odeia o divórcio. Mas a Escritura é igualmente clara: Deus ama o divorciado. O divórcio não é um pecado acima dos pecados, mas um pecado entre os pecados. Nunca há um lugar de onde não possamos começar novamente. Nunca há um lugar tão longe de Deus que Ele não possa atrair-nos de volta para Ele.

Mantendo a tensão tensa

Deus ama o divorciado mas odeia o divórcio. Ah, como tendemos ir de um extremo para o outro. De um lado pregamos a ira de Deus contra aqueles que fracassam e elevam o divórcio como o pecado acima dos pecados (o que não é).

O resultado é pessoas feridas e quebradas querendo saber se Deus já tem um lugar para elas de novo. Ou, em nossos esforços em sermos compassivos com os feridos e quebrados, entusiasmamo-nos em termos compaixão. Os observadores notam essa compaixão e pensam: “Se o divórcio é fácil assim, então por que ficar casado?”

Mas a tensão deve permanecer tensa. Deus odeia o divórcio. Ele o odeia porque destrói as crianças que Ele ama. Mas deixe-nos sermos tão igualmente alto e claro e afirmar que Deus ama o divorciado, que não é um pecado entre os pecados. O mesmo Deus que perdoará uma má atitude ou um mau temperamento pode perdoar uma má escolha no casamento.

O ensino de Deus é muito claro. Talvez seja o escutar do homem que está confuso. Olhe o que Deus diz a este respeito:

Vieram a ele alguns fariseus, e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?

Então respondeu ele: Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher?, e disse que: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne? Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Replicaram-lhe: Por que mandou então Moisés dar carta de divórcio e repudiar?

Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; entretanto, não foi assim desde o princípio. Eu, porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério.

Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar.
Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir, admita.
Trouxeram-lhe então algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali. (Mateus 19:3-15).

Enquanto você luta com o dilema do divórcio, mantenha estas três verdades em mente:

Deus dá valor às pessoas. Na base de todo ensino doutrinário ou teológico está Sua verdade sustentadora. E porque Ele nos dá valor, a lei de Deus existe, não para nosso prazer, mas para nossa proteção. Somos posse Dele. Pertencemos a Ele. Somos filhos Dele.

Deus dá valor aos pactos. Deus é um Deus de pactos. Quando Deus afirma algo, Ele faz. Ele é honesto. Ele não volta atrás. Ele se compromete a isso. Deus sempre baseou Seu relacionamento com as pessoas em uma promessa. Ele vive de acordo com uma promessa, não segundo um sistema ou um livro de regras.

Deus sabe que pactos quebrados quebram as pessoas. Se eu lhe disser que farei algo, e não o fizer, alguma coisa quebra dentro de você. Se eu falhar em cumprir uma promessa a minhas filhas, elas olharão para mim e dirão, “Mas papai, você prometeu.” Uma promessa é tudo que temos. Deus sabe que uma vez que tudo é construído em uma promessa, quando uma promessa é quebrada, corações são quebrados.

Divórcio é guerra

Se você já passou por um divórcio ou se já testemunhou um divórcio, você sabe como essas pessoas quebradas aparentam e se sentem. O divórcio nos faz falar e fazer coisas que teríamos pensado serem indizíveis e inaceitáveis. Divórcio é guerra. Uma guerra territorial. Uma guerra fria. Uma guerra verbal. Uma guerra física. Mas é uma guerra. E em toda guerra, há feridas e fatalidades. É uma tragédia.

Você está em vista de divorciar-se? Por favor, repense seu plano. Dê ao casamento tudo que você tem. Tente o seu melhor. Se você já fez isso, dê a ele mais uma chance. Não ande apenas a segunda milha, mas a quinta e a décima e a centésima milha. Comece a ver o divórcio não apenas como uma opção, mas como a última coisa a se desfazer, o movimento final.

Cuide do casamento. Lembre-se do plano original. Mantenha-o vivo. E nunca, nunca subestime a dor de um casamento quebrado.

Lembre-se de que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16). O divórcio não é o pecado acima dos pecados. É um pecado. É errado. Mas é perdoável.

Você está feliz no casamento? Seja compassivo com aqueles que não estão. Se há alguém em sua igreja ou em seu círculo de amigos que tenha se divorciado, faça sua parte para tirar a vergonha.

Você é divorciado? Então busque pela misericórdia cicatrizante de Deus. Arrependa-se e comece de novo. Você foi ferido na batalha, mas Deus pode tirar beleza dessa dor. Ele fez isso antes; Ele fará novamente. Talvez a dor que você experimentou o equipou a prestar assistência a outros em sofrimento.

Qual é o resultado final do divórcio?

O que Deus quer que façamos?

Se você está casado, Deus quer que você continue casado. Quando você se casa, você faz um pacto perante Deus. E Ele quer que você honre esse pacto.

Se você está separado, Deus quer que você faça todo o possível para reconciliar-se com seu companheiro.

Compreensivelmente, talvez não seja possível. As circunstâncias podem estar além de sua capacidade para interceder. Entretanto, o nosso Deus é um Deus de reconciliação. O Deus que trouxe uma humanidade alienada a um relacionamento com o Pai Celestial tem o poder de reunir casais separados.

Ele não só é o Deus que cria, Ele é o Deus que pode recriar e Ele quer recriar o seu casamento e a sua vida. Ele é um Deus que quer trabalhar dentro de sua casa e fazer o que você acha que é impossível.

Se você é separado, em oposição à Escritura, reconcilie-se com seu companheiro. Se não for possível, então aceite a graça de Deus e vá adiante. Procure viver uma vida agradável a Deus deste ponto em diante.

Deus é um Deus misericordioso. Deus pode perdoar raiva, fofoca, malícia. Ele é um Deus misericordioso. Ele é o Deus que teve misericórdia da mulher adúltera. Ele é um Deus que não só perdoou como incumbiu a mulher samaritana que esteve dentro e fora de cinco diferentes lares quebrados. Ele é um Deus de misericórdia? Sim!

Quer você esteja lutando com um divórcio potencial, ou esteja suportando a dor do divórcio, Deus quer guiá-lo para fora dessa região escura.

Pegue Sua mão e deixe a região escura do divórcio para o novo horizonte no topo da montanha.


Guia de estudo

1. Quais são algumas causas da “explosão” do divórcio na América?

2. Por quais razões Deus permite o divórcio?

3. Malaquias 2:16 diz que Deus odeia o divórcio. Que significado isso tem para as pessoas divorciadas? Como Ele se sente a respeito delas?

Notas
Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques Almeida
Texto original extraído do site www.maxlucado.com



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aquietai


22 De Fevereiro - Oswald Chambers - Tudo para Ele.

A Disciplina na Tenacidade Espiritual

"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus", Salmo 46.10

Ser tenaz é mais do que ter paciência aliada à certeza incondicional de que o que esperamos vai acontecer. 
A tenacidade é mais do que a perseverança, pois perseverança talvez seja apenas uma fraqueza, ou seja, um medo excessivo de recuar ou apenas uma vontade de não recuar. 
A tenacidade é o supremo esforço daquele que se recusa a acreditar que seu herói vai ser derrotado. 
O maior medo que temos não é o de sermos condenados, mas é o temor de que Jesus Cristo acabe levando a pior e que os valores que ele representa – amor e justiça, perdão e bondade entre os homens – acabem por não sair vencendo; o temor de que tudo quanto Ele é pareça ser fogo de artificio aos olhos dos homens. Vem logo ali, então, o apelo à tenacidade espiritual, não para perseverarmos sem fazer nada, mas, para trabalharmos determinadamente, na certeza de que Deus não vai ficar na pior.
Se neste momento essas nossas esperanças estão sendo pré-frustradas, isso apenas significa que estão é sendo purificadas. 
Não há nada de nobre pelo qual a mente humana não tenha esperado ou sonhado, que não possa vir a realizar-se a qualquer momento. 
Uma das maiores tensões da vida é a de esperar por Deus. 
"Porque guardaste a palavra da minha perseverança".
Permaneça tenaz.

Leia também:

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pare!



As vezes, na nossa vida, ou pelo menos na minha... sabemos o que fazer, ou o que não fazer.
Aquelas coisas que a Palavra de Deus não condena, mas que também não ordena em nenhum lugar...
Por acharmos que Deus está demorando, queremos agir com nossas próprias mãos. Ou queremos nos divertir enquanto esperamos.
Só que as vezes nos deixamos levar por algo que não parece ser tão mal assim....e ainda temos coragem de pedir a Deus: ó Deus, me guia e me mostra a tua vontade...
Bom, isso acontece muitas vezes comigo.
E por isso depois de fazer um pedido desses, fui ler uma mensagem devocional e quero compartilhar...

Depois de tudo isso, fico tão feliz que o amor e a graça de Deus, através da obra de Jesus é o que basta para nossa salvação.
Superabundante graça, é o que basta.. mas por amor e gratidão, vou me esforçar mais ainda para obedecer a vontade de Deus, e somente a vontade DELE...
===============<><=====================

20 de fevereiro - Jóias de Promessas Divinas - devocional publicado pela Distribuidora Literária União Cristã, ed. 1990 - C.H.Spurgeon.

O Senhor te guiará continuamente. Isaías 58:11
O que te falta? 
Você se perdeu? 
Você entrou num mato escuro não conseguindo reencontrar o seu caminho?
"Ficai parados, e vede o salvamento que o Senhor vos dará!" 
Ele conhece o caminho, e o guiará, se você clamar a ele.
Cada dia traz o seu próprio tormento. 
Que bom, sentirmos que a direção do Senhor jamais tem fim! 
Se escolhermos o nosso próprio caminho ou nos aconselharmos com carne e sangue,  abandonaremos a direção do Senhor. mas quando entregarmos a vontade própria, ele dirigirá cada passo de nosso caminho, cada hora do dia e cada dia do ano e cada ano de nossa vida. 
Uma vez aceitando ser guiados, também seremos guiados. 
Se entregarmos o nosso caminho ao Senhor, ele dirigirá o nosso caminho.
Mas, observem para quem esta promessa vai sendo dada! Leiam o versículo anterior: "Se abrires a tua alma ao faminto."devemos ter compaixão de outros, e não lhes dar umas cascas secas, porém algo que nós mesmos desejaríamos obter. 
Se usarmos de ternose amorosos cuidados no convívio com nossos semelhantes, na hora de sua necessidade, então o Senhor cuidará daquilo de que necessitamos e se fará nosso constante conselheiro, Jesus não é o guia dos avarentos nem daqueles que oprimem os pobres, mas sim, dos amáveis e misericordiosos. 
Estes são peregrinos que nunca errarão o caminho.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CONFIAR EM DEUS


* Notícias do Pedro
Pedro, meu sobrinho de 6 anos, continua internado tratando sua meningite.
Mas, (graças a Deus, existem os mas...)
E realmente graças a Deus ele está melhorando. 
Não está mais isolado, mas o remédio é fortíssimo e com reações adversas, como febre, erupções cutânes ( síndrome do homem vermelho), edemas, etc...
Continuemos orando para que o Pedro tenha calma e paciência para continuar calmo e tranquilo, quase sem reclamar ou chorar com as quantidade enorme de medicamentos.
----------------------<><---------------

E hoje em vez de postar uma mensagem, quero recomendar assistir um vídeo muito legal...
http://www.youtube.com/watch?v=0rJVz1pZvtU

Vale a pena...depois procure os outros no You Tube ( one time blind ).

------------------><>---------------------
Para pensar:
Quantas vezes eu sou como a personagem do filme, querendo abrir os braços, para ajudar Jesus a executar sua obra, ou então olho prá trás, ou quero saber tin tin por tin tin de como Jesus vai agir...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pedido de oração


Hoje tenho um pedido especial: 
orem pelo meu sobrinho Pedro, de 6 anos,  que foi diagnosticado com meningite.
Sei que TUDO está nas mãos de Deus e que TUDO COOPERA para o bem daqueles que amam a Deus...mas sei também que o nosso Deus é o único que tem todo poder, inclusive para restaurar a saúde do Pedro.

---------------------------<>< --------------------------

O GRITO
Este é o significado literal da palavra hebraica usada inúmeras vezes no Velho Testamento quando as pessoas invocam a DEUS. Significa chorar, implorar por ajuda. Esta é a essência da verdadeira oração que toca a DEUS.

Charles Spurgeon comentou certa vez que “o melhor estilo de oração é aquele que não pode ser chamado de qualquer outra coisa que não seja um grito”.

Não é isso que DEUS nos pede para fazer ao longo de toda a Bíblia? “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” Jr 33:3. DEUS não está distante. ELE não está desligado. ELE diz continuamente: “EU o ajudarei, EU realmente o ajudarei. Quando você não souber para onde ir, venha a mim”.

A principal estratégia de Satanás contra o povo de DEUS tem sido sempre o sussurro: “Não clame, não peça, não dependa de DEUS. Você se dará bem se confiar em sua inteligência e capacidade.” A verdade é que o diabo não teme nossos feitos ou nossa capacidade. Mas, ele sabe que seu reino será danificado quando elevamos nosso coração a DEUS. O clamor persistente ao SENHOR quebra todas as resistências do diabo, porque para DEUS nada é impossível.
Jym Cymbala em “VENTO RENOVADO, FOGO RENOVADO”
Fonte:http://valedeossos.zip.net

julgamentos



Fonte:
------------------------------------------------------------------
J E S U S D I S S E
- http://www.hermeneutica.com -
------------------------------------------------------------------
Domingo, 14 de Fevereiro, 2010

VERSÍCULO:
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês." Mateus 7:1-2

PENSAMENTO:
Poucas palavras de Jesus têm sido tão mal aplicadas. O mundo torce este ensino do Mestre para dizer "não se meta na vida dos outros". Esta idéia parte do relativismo moderno, segundo o qual não há nenhuma verdade absoluta e cada pessoa deve decidir por si só o que é certo e errado.

No entanto, Jesus ensinou a seus discípulos que é necessário corrigir irmãos em pecado (Mt 18:15-17). Paulo se admirou que os Cristãos em Corinto tolerassem um membro vivendo abertamente em pecado (1 Cor 5:1-2).
Estas e diversas outras passagens confirmam que é necessário julgar no sentido de estar atento para pecado ou erro em nossas vidas e nas vidas dos outros, e agir para que haja arrependimento quando for necessário.

O problema principal não é o ato de julgar em si, mas, um espírito crítico, que anda com uma lupa atrás de falhas nos outros, e, quando as vê, condena severamente. Vemos isso no uso da palavra "medida" (do grego "metron") na segunda frase. Não é o ato de julgar em si, mas, a medida que é usada.

Ao vermos um erro ou pecado, se julgamos com misericórdia, confiando que a pessoa quer se arrepender, e nos oferecendo para ajudar, teremos uma reação. Se criticamos com ironia e condenamos com severidade, teremos outra reação.

Como é que você quer que Jesus olhe para seus erros?

ORAÇÃO:
Pai misericordioso, dou graças ao Senhor por Jesus ser tão paciente e benigno. Louvo seu plano maravilhoso que enviou seu Filho aqui para viver entre nós. Ele sabe como somos tentados e tudo que nós passamos. Peço a ajuda do Senhor para que meu julgamento seja o de Jesus. Que eu possa olhar para outros com a mesma medida de graça que me foi dada por Jesus. Em nome dEle eu oro e agradeço. Amém.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Peixes


Parábola dos Peixes
Thiago Azevedo

"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no." Mateus 4.18-22

Quando se trabalha com educação cristã, você deve estar aberto a todas as possibilidades que lhe ensinem também, numa das aulas que estava ministrando na Escola Bíblica Dominical, preparei uma dinâmica que havia participado numa Jornada Ecumênica em Mendes em 2005 e achei bastante estimulante aplicá-la em sala de aula, dividi em duas etapas e a próxima que finalizará a reflexão ficará para a próxima aula, mas essa em especial me levou a pensar numa parábola ou mitologia da evolução dos peixes. A dinâmica acontecia da seguinte forma. Entregava vários peixes de papel em branco, para que os alunos escrevessem suas experiências com Deus e depois trocassem uns com os outros para que todos lessem e assim todos puderam conhecer a história de cada um e também ver que a relação com o sagrado não pode ser normatizada, pois todos se relacionam com ele de forma individual e única. O livro que estamos estudando é o livro de Atos dos apóstolos.

Essa dinâmica me levou a escrever o seguinte texto:

"Certa vez um cardume de peixes do mar estavam em uma grande conversa sobre o futuro e seus desejos. Até que em um dado momento um deles falou: "Quero continuar no oceano e viver a nadar sem rumo". Outro logo afirmou: "Quero sair do mar e ser um lindo peixe dentro do aquário e ser admirado por todos, por causa da minha beleza". E o terceiro afirmou que queria evoluir, mas não sabia como, mas de uma coisa tinha certeza, queria fazer algo realmente importante.

Passado alguns dias daquela conversa, eles nadavam alegremente até que certo ponto os três viram uma rede e o que queria ficar no oceano disse que não iria. O que queria ir para o aquário ficou com medo e desistiu e o que queria evoluir falou para os outros dois: "Não sei o que vai acontecer, mas creio que essa é a oportunidade que precisava para fazer algo importante", então foi em direção as redes.

Ele mergulhou e foi pesacado e viu que sua vida estava prestes a mudar radicalmente, pois estava sem ar e próximo de morrer e neste momento tão difícil pensou: "Como posso evoluir assim? Como posso fazer algo realmente significativo se estiver morto?". E assim se sucedeu, o peixe havia morrido no barco e foi encaminhado a uma feira que se localizava no porto.

Numa determinada hora do dia, um menino comprou aquele peixe junto com outros dois peixinhos e mais cinco pães. Aquele menino se dirigia a um monte, onde havia um homem que falava e era conhecido por fazer maravilhas em nome de Deus.

Nesse local havia um grande número de pessoas e como estavam longe de qualquer local, não queriam sair dali para buscar comida, pois desejavam ardentemente ouvir aquele homem, assim, todos estavam com muita fome, mas não havia comida. Então aquele menino chegou até aquele homem e disse: "Eu ofereço meus três peixes e cinco pães que acabei de comprar na feira do porto, para que o senhor alimente quantos puder".

Então aquele homem pegou amorosamente aquela oferta de sacrifício do menino, pois ele ficaria também com fome e Ele o abençoou e olhou para a oferta em especial a um peixinho, pois conhecia os pensamentos e viu que naquela oferta estava o peixinho que queria fazer algo importante e lhe disse: "Ouvi o que você desejou pequeno peixinho e mesmo sendo pequeno, Deus o fará grande, pois vou atender o seu pedido. Você fará algo muito importante através do seu sacrifício e hoje evoluirás de peixe, para pescador de homens, pois na medida em que alimentares a cada um destes que me ouvem, serás um com eles nesta missão e através desse ato, evoluirás e viverás através deles".

E assim foi feito com aquele peixinho, que se multiplicou e saciou a fome de todos aqueles que estavam no monte e foi um com eles, pescando pessoas e saciando a fome de todos, a fome de Deus. E com isso, o desejo daquele peixinho fora atendido pelo Pai, mas para isso, precisou se sacrificar para o mar e experimentar uma nova vida nas mãos daquele que multiplica as possibilidades para se fazer algo realmente grande para as pessoas e com isso aquele peixinho se fez menor para poder crescer e se multiplicar diante daquela multidão."

Os peixes representam o que nós somos diante de Deus, muitas vezes nos restringimos a ficar no oceano nadando com o cardume, sem a possibilidade de fazer nada pelas pessoas, apenas seguindo o bando sem a possibilidade de refletir sobre a vida e nem sequer olhar para além do oceano e também na nossa ânsia por atenção, queremos viver num aquário, fazendo apenas espetáculo para ser admirados pela nossa beleza, esse aquário muitas vezes representa a igreja, com sua pompa e nossos cultos cheios de glamour, mas sem vida. 
Essa parábola representa a necessidade de atendermos ao chamado do grande pescador, para sermos peixes que alimentam multidões, nos colocar nas mãos daquele que cria a possibilidade, que não estava no aquário, mas no monte com os que precisam, com os que necessitam de alimento.

---------------------------------------------
 
  Na rede, morto para suas vontades, mas usado por Deus.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

santificação


8 De Fevereiro - Devocional Tudo para Ele - Oswald Chambers
Os custos da Santificação 

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo", 1 Tessalonicenses5.23,24

Quando oramos pedindo santificação, será que estamos preparados para acatar o real significado e custo de tudo quanto nos achamos pedindo? 
Na verdade, olhamos para o termo santificação com muita leviandade. 
Estaremos preparados para pagar o preço dessa santificação? 
Ela nos custará uma considerável redução para zero de nossos interesses terrenos e uma imensa ampliação de nossos interesses em Deus e seus afazeres. 
A santificação é uma absorção total de tudo quanto Deus pensa e acha por Ele. 
Significa que todos os recursos do nosso corpo, alma e do espírito estarão acorrentados e separados exclusivamente para o propósito de Deus. 
Estaremos preparados para que Deus faça em nós todas as coisas para as quais nos separou também? 
E, depois que ele tiver feito o seu trabalho em nós, estaremos preparados para nos separarmos a nós mesmos para Deus tal como Jesus também o fez? 
"Por causa deles Eu me santifico". 
A razão por que alguns de nós não entraram na experiência real da santificação de tudo quanto possamos imaginar ainda, é que ainda não assimilamos o que é santificação do ponto de vista de Deus. 
Santificar-se é tornar-se um com Jesus, ao ponto de a mesma disposição que o governou nos tenha como reger também. 

Estaremos preparados para pagar o preço que isso produzirá em nós? 
Custar-nos-á, também, a remoção de tudo aquilo que não vem de Deus.
Estaremos preparados para assumir plenamente essa oração do apóstolo Paulo para nós? 
Estaremos preparados a dizer: "Senhor, torna-me tão santo quanto podes santificar um pecador salvo pela Tua graça?"

Jesus orou para que fôssemos um com ele, assim como ele é um com o Pai. 
A única característica exclusiva da presença do Espírito Santo numa vida, é uma forte semelhança a Jesus Cristo e também a libertação de tudo quanto não Lhe for característico. 

Estaremos nós preparados para nos separar de tudo a fim de que o Espírito Santo opere através de nós?

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os erros da Bíblia


Os erros da Bíblia
Fonte:Márcio Flores(adaptado do texto de autor desconhecido)

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (I Coríntios 1:18)

Muitos gostam de enfatizar discussões sobre hipotéticos erros do Livro de Deus. Que ele foi apenas mais um livro escrito por homens, ou que seus escritos foram alterados com o decorrer dos anos. Pois bem, a estas pessoas cujas vidas são uma constante indagação, o pequeno texto abaixo, faz o favor de relacionar alguns dos erros que tanto são procurados em meio a tanto ceticismo. Vejam alguns dos erros que se encontram na Bíblia:

A Bíblia está CHEIA de erros...

O primeiro erro foi quando Eva duvidou da Palavra de Deus;

O segundo erro aconteceu quando seu esposo fez o mesmo;

O terceiro erro se deu quando se esquivaram de seus próprios erros e culparam a Deus, exatamente como acontece hoje;

E assim erros e mais mais erros ocorreram e continuam ainda sendo cometidos... porque as pessoas insistem em duvidar da Palavra de Deus.

A Bíblia está CHEIA de contradições...

Ela contradiz o orgulho e o preconceito;

Ela contradiz a lascívia e a desobediência;

Ela contradiz o seu pecado e o meu.

A Bíblia está CHEIA de falhas...

Porque Ela é o relato de pessoas que falharam muitas vezes;

Assim foi com a falha de Adão e Eva;

Com a falha de Caim;

E a de Moisés;

Bem como a falha de Davi e a de muitos outros que também falharam. Mas Ela é também o relato do amor infalível de Deus.

Deus não ESCREVEU a Bíblia...

Para pessoas que querem jogar com as palavras;

Para aqueles que nunca se deram ao luxo de lê-la, ou se fizeram, fizeram por motivos críticos e não de crescimento;

Para aqueles que gostam de examinar o que é bom mas sem fazê-lo para o homem que não acredita porque não quer.


O homem moderno DESCARTOU os ensinamentos da Bíblia...

Pelas mesmas razões que outros homens tem descartado através da história por grande ignorância a sua verdadeira mensagem e conteúdo;

Intransigente apatia em recusar considerar suas declarações;

Bem conhecidos pseudo-cientistas posando de críticos honestos;

Convicção secreta de que este Livro está certo e de que os homens estão errados.

Somente uma pessoa PRECONCEITUOSA acreditaria que...

Os ensinamentos bíblicos são passados e irracionais, sendo princípios arcaicos e sem propósito;

A Bíblia está cheia de discrepância e afirmações inaceitáveis;

Ela só poderia ser trabalho irrelevante e não inspirado de meros homens.

A Bíblia é, afinal, somente mais um LIVRO RELIGIOSO...

Para milhares que não se arriscam serem honestos consigo mesmos e com Deus;

Para os que tem medo de aceitar o desafio do próprio Deus a um exame honesto;

Para os que não querem examiná-la a fundo porque Ela diz verdadeiramente como os homens são.

E você pode ENTENDER ou CONFIAR no que a Bíblia diz a menos que você esteja disposto a considerar as evidências e encarar MUITO EM BREVE, MAS MUITO EM BREVE MESMO, face a face o AUTOR DO LIVRO!

REFLEXÃO: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:21)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Alegria


6 de Fevereiro - Lettie Cowmann - Mananciais no deserto

Converteu o mar em terra seca; atravessaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. (Salmo 66.6.) 

É notável o que se declara aqui: "atravessaram o rio" (situação em que só esperaríamos tremor, terror, angústia e desfalecimento) e "ali", diz o salmista, "nos alegramos nele"!
Quantos crentes poderiam endossar isto como sua experiência: "ali", exatamente nos tempos de angústia e tristeza, eles têm sido, mais do que nunca, capacitados a triunfar e regozijar-se.
Quão de perto se faz presente o Deus da aliança! 
E como se destacam as suas promessas! 
Nos dias de prosperidade não vemos bem as promessas, assim como não vemos as estrelas ao brilho do sol. Mas quando vem a noite, a noite profunda e escura do sofrimento, multidões de estrelas começam a aparecer — são constelações que trazem esperança e consolação.
É como Jacó em Jaboque, é quando o sol se põe que vem a nós o Anjo divino e lutamos com Ele e prevalecemos.
Era à noite que Arão acendia as lâmpadas do santuário. 
É na noite da aflição que muitas vezes são acesas as lâmpadas mais brilhantes do crente.
Foi na solidão do exílio que João teve a gloriosa visão de seu Redentor. 
Temos muitas outras Patmos neste mundo, cujas lembranças mais belas são as da presença de Deus e do sustento de Sua graça e amor na solidão e tristeza.

Quantos peregrinos, passando ainda por estes mares Vermelhos e estes bordões de aflição, poderão dizer, no retrospecto da eternidade - cheios de lembranças da grande bondade de Deus — palavras assim: "Atravessamos o rio a pé, ali — ali, naquelas experiências escuras, com ondas surgindo de todos os lados, um abismo chamando outro abismo, o Jordão, como quando Israel o atravessou, transbordando por todas as suas ribanceiras' — ali nos alegramos nele"! - Dr. Macduff

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Perdão



Quarta-feira, 3 de Fevereiro, 2010 - Jesus Disse:

VERSÍCULO:
"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas." Mateus 6:14-15

PENSAMENTO:
O ponto de Jesus não é de que Deus nos perdoa em troca do nosso perdão a outros. Nosso perdão vem somente pela graça de Deus através do sacrifício de Jesus. Porém, esse perdão traz consequências para nós. Só conseguimos perdoar quando nós nos preocupamos mais com a pessoa do que com aquilo que ela fez. Se Deus levasse em conta a soma de todos os nossos pecados, jamais seríamos perdoados. Se Ele exigisse justiça pelo efeito dos nossos pecados - a morte de seu filho Jesus - todos seriam condenados. O que permite Deus perdoar o culpado de graves pecados, ou salvar um homem nos últimos momentos da sua vida, como o ladrão na cruz, é que ele não exige pagamento, nem impõe castigo pelo que fizemos.
Desde que estejamos arrependidos, reconhecendo nosso erro, Deus está pronto para perdoar - de imediato e por completo. Por quê?
Porque o sentimento predominante em Deus para conosco é amor (Efe 4:32; Col 3:13). Quando nós conhecemos esse amor e ele começa a crescer em nós, o perdão se torna cada vez mais natural. Perdoar não é fácil. Perdoar dói na medida que fomos injustiçados ou machucados. Perdoar é libertar a pessoa, soltá-la, livrá-la de ter que pagar ou sofrer como nós sofremos. Ainda quando a pessoa reconhece o erro e pede desculpas sinceramente, parece injusto.
Mas, alguém disse que quando perdoamos um outro, nós soltamos um prisioneiro e só depois descobrimos que nós é que éramos o prisioneiro. Você está pronto para ficar livre? Solte o outro, e você também estará se libertando.

ORAÇÃO:
Bendito Deus, não mereço tamanho perdão como o Senhor me deu em Cristo Jesus. Mas, quero viver uma vida de gratidão, provando pelo meu perdão aos outros o quanto sou grato ao Senhor. Em nome de Jesus lhe agradeço. Amém.
================================
Fonte:
http://www.hermeneutica.com/jd/1/0203.html
JESUS DÍSSE de Hermeneutica.com - "365 dias nas palavras de Jesus"
===============================================================
http://www.hermeneutica.com/jd