sábado, 6 de fevereiro de 2010

Alegria


6 de Fevereiro - Lettie Cowmann - Mananciais no deserto

Converteu o mar em terra seca; atravessaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. (Salmo 66.6.) 

É notável o que se declara aqui: "atravessaram o rio" (situação em que só esperaríamos tremor, terror, angústia e desfalecimento) e "ali", diz o salmista, "nos alegramos nele"!
Quantos crentes poderiam endossar isto como sua experiência: "ali", exatamente nos tempos de angústia e tristeza, eles têm sido, mais do que nunca, capacitados a triunfar e regozijar-se.
Quão de perto se faz presente o Deus da aliança! 
E como se destacam as suas promessas! 
Nos dias de prosperidade não vemos bem as promessas, assim como não vemos as estrelas ao brilho do sol. Mas quando vem a noite, a noite profunda e escura do sofrimento, multidões de estrelas começam a aparecer — são constelações que trazem esperança e consolação.
É como Jacó em Jaboque, é quando o sol se põe que vem a nós o Anjo divino e lutamos com Ele e prevalecemos.
Era à noite que Arão acendia as lâmpadas do santuário. 
É na noite da aflição que muitas vezes são acesas as lâmpadas mais brilhantes do crente.
Foi na solidão do exílio que João teve a gloriosa visão de seu Redentor. 
Temos muitas outras Patmos neste mundo, cujas lembranças mais belas são as da presença de Deus e do sustento de Sua graça e amor na solidão e tristeza.

Quantos peregrinos, passando ainda por estes mares Vermelhos e estes bordões de aflição, poderão dizer, no retrospecto da eternidade - cheios de lembranças da grande bondade de Deus — palavras assim: "Atravessamos o rio a pé, ali — ali, naquelas experiências escuras, com ondas surgindo de todos os lados, um abismo chamando outro abismo, o Jordão, como quando Israel o atravessou, transbordando por todas as suas ribanceiras' — ali nos alegramos nele"! - Dr. Macduff

Nenhum comentário: