sábado, 9 de janeiro de 2010

Sonhadores



9 de janeiro, 2010 - Pão Diário*

Leitura Bíblica:
Jeremias 23.25-32
25 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
27 Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
28 O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.
29 Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?
30 Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.
31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.

A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10.17).
Certo cristão assustou-se quando, noite adentro, caiu da cama de costas no chão.
Levantou-se e acomodou-se de novo para dormir, com o coração ainda palpitando.
Lembrou-se de que no sonho que tivera havia lutado contra um animal feroz que o atacava – razão de projetar-se ao chão e de custar a pegar no sono novamente.
Julgou que tal pesadelo fosse resultado da pressão de muito trabalho no dia anterior e não um aviso de que algum mal aconteceria.
De fato, passou o dia sem novidades, mas lembrou-se do sonho por muitos dias, sem dar-lhe maior importância.

Em outros tempos, todavia, um sonho poderia ter algum significado (por exemplo, o sonho do faraó interpretado por José, em Gênesis 41).
Você, como eu, pode ter perguntado, por que encontramos tantos sonhos na Bíblia.
Na verdade, ela registra vários casos em que Deus falou através de sonhos.
Porém, não foram tão numerosos quando considerados ao longo do curso dos muitos séculos em que a Bíblia foi escrita.
Deus impressionou certos indivíduos com sonhos: era um dos meios pelos quais revelava a sua vontade em situações especiais.
Ao mesmo tempo, como você leu na passagem bíblica de hoje, o Senhor condenou os sonhadores que iludiam o povo.
Jesus também advertiu a respeito dos falsos profetas e os apóstolos não pouparam denúncias contra eles.
Se um sonho foi interpretado fora do contexto bíblico em que se encontra, corremos um grande risco de engano.
Também não é necessário que Deus fale deste modo – Paulo não louvou os judeus que exigiam sinais como provas (1Coríntios 1.22).

A luz de Deus brilha quando nos dedicamos ao estudo da Palavra.
Crie o costume de ler a Bíblia, meditando em seus princípios, e decore versículos para enfrentar a batalha da vida e receber direção segura para suas decisões e problemas – Teodoro Lawskoski.
“Não dêem ouvidos às palavras daquele [falso] profeta ou sonhador” (Deuteronômio 13.3a).


*O Pão Diário é uma publicação da rádio transmundial: http://www.transmundial.com.br

Nenhum comentário: