domingo, 20 de setembro de 2009

para pensar



Você nunca fez algo anonimamente?

Poderia aqui fazer uma lista de possibilidades...
Mas percebo, por mim, que nessa época de tecnologias à disposição, podemos fazer uso de "nomes falsos", "fakes", "heteronôminos", "Duplas personalidades"....e muitas outras alternativas....
Tem tabém um modo não anônimo de ferir alguém anônimo... As lindas frases do orkut, MSN, etc... que sempre tem o objetivo de mandar um recado...para alguém anônimo....
Com esse post, quero compartilhar  que mensagem falou profundamente comigo, e não de modo anônimo...
Sei que foi Deus, que me mostrou mais uma vez, que Ele quer ter o controle sobre todas as áreas de nossa vida.
A mensagem abaixo foi extraída, copiada do devocional "Nosso andar diário" da Editora RBC, dia 16 de Setembro de 2009.

COISAS DITAS EM SEGREDO (Julie Ackerman Link)
Leitura:Efésios 4:25-32
Nas palavras do sábio há favor. Eclesiastes 10:12

Alguns dizem que o anonimato é o último refúgio dos covardes. A julgar pelas cartas e comentários enviados anonimamente que tenho lido, eu concordaria. Pessoas que se escondem atrás da máscara do anonimato ou de uma falsa identidade sentem-se livres para lançar fora toda a ira ou longos discursos que ferem. O anonimato permite que as pessoas sejam indelicadas sem assumir a responsabilidade por suas palavras.
Ao ser tentado a escrever algo anonimamente porque não quero ser identificado com as minhas próprias palavras, eu paro e reconsidero: se não quero meu nome ligado ao comentário, provavelmente, não deveria escrevê-lo. Em seguida, tomo uma das duas atitudes: ou rasgo ou reescrevo o texto de maneira que o torne útil ao invés de inútil.
De acordo com Efésios, nossas palavras devem edificar e transmitir graça (4:29). Se não estou disposto a empenhar meu nome, há motivo para acreditar que a minha motivação é machucar, não ajudar.
Quando você sentir vontade de repassar um segredo — talvez para um membro da família, colega de trabalho ou ao seu pastor — reflita sobre o por que em evitar que seu nome seja identificado por suas palavras. Além do mais, se você não quer ser identificado, provavelmente Deus também não. Ele é misericordioso e tardio em irar-se (Êxodo 34:6) e nós também devemos ser assim. JAL

O anonimato pode ser uma maneira covarde para esconder-se atrás de palavras ofensivas.

Nenhum comentário: