quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um coração como o dEle (4/4)



Nossos corações parecem tão distantes do dEle.

Ele é puro; somos gananciosos.
Ele é pacificador; somos conteciosos.
Ele tem um propósito; nós somos ditraídos.
Ele é agradável; somos irritantes.
Ele é espiritual; somos materialistas.


A distância entre os nossos corações e o dEle parece imensa.
Como podemos anelar ter o coração de Jesus?

Pronto para a surpresa?
Você já tem.
Você já possui o coração de Cristo.
Por que está me olhando dessa forma?
Eu mentiria pra você?
Se alguém está em Cristo, já possui o coração de Cristo.
Uma das maiores, porém desapercebidas, promessas de Cristo é esta: se você entrega sua vida a Jesus, Ele entrega-se a si mesmo por você.
Ele faz de seu coração a sua própria casa.
Seria difícil ser mais suscinto do que Paulo: "Cristo vive em mim" (Gl 2.20).

Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, permita-me sê-lo.
Se você já entregou sua vida a Jesus, Jesus já habita em você.
Ele já se mudou, desfez suas malas e está pronto para transformá-lo "de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3.18).
Paulo explica isso com estas palavras:

"Mas, por estranho que pareça, nós, cristãos, possuímos efetivamente dentro de nós uma parcela dos próprios pensamentos e da mente de Cristo" (1 Co 2.16, A Bíblia Viva).

Estranho é a palavra!
Se eu tenho a mente de Cristo, por que ainda penso tão como eu?

Se tenho o coração de Cristo, por que ainda carrego as dificuldades de Max
(pode colocar o seu nome..............................................................................)
?
Se Jesus habita em mim, por que ainda detesto os congestionamentos?

Parte da resposta é ilustrada em uma história sobre uma senhora que possuía uma pequena casa no litoral da Irlanda na virada o século.
Ela era rica, porém econômica.
Então as pessoas ficaram surpresas quando ela decidiu estar entre os primeiros que teriam eletricidade em sua casa.
Várias semanas após a instalação, um leitor de medição apareceu à porta.
Ele perguntou se a eletricidade estava funcionando bem e ela respondeu que sim.
"Estou intrigado, e gostaria que a senhora me explicasse uma coisa", disse ele. "Seu medidor demonstra que a senhora quase não utiliza a eletricidade!"
"Certamente", responde ela.
"Todos os dias, quando o sol se põe, ligo minhas luzes tempo suficiente para acender meus candelabros; então as desligo".


Ela possui eletricidade mas não a utiliza.
Sua casa está conectada, porém permanece inalterada.
Será que não cometemos o mesmo erro?
Nós também - salvos, embora com o mesmo coração - estamos conectados, porém permanecemos inalterados.
Confiando em Cristo para a salvação, mas resistindo à transformação.
Nós ocasionalmente ligamos o interruptor, entretanto, na maior parte do tempo, optamos pelas sombras.

O que aconteceria se deixássemos as luzes ligadas?
O que aconteceria se não apenas ligássemos a luz mas vivêssemos na luz?
Que mudanças ocorreriam caso persistíssemos na tarefa de descansar no esplendor de Cristo?

Não duvide: Cristo possui planos ambiciosos para nós.
O mesmo que salvou sua alma anseia remodelar seu coração.
Seu plano é nada menos do que uma total transformação:
"... para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8.29).

"... e vos vestistes de novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Cl 3.10).

Deus está pronto a moldar-nos à semelhança do Salvador.
Devemos aceitar sua oferta?
Eis minha sugestão.
Vamos imaginar o que significa ser simplesmente como Jesus.
Vamos nos aprofundar no coração de Cristo.
Vamos passar alguns momentos considerando sua compaixão, refletindo sobre sua intimidade com o Pai, admirando seu foco central, ponderando acerca de sua paciência.
Como Ele perdoou?
Quando Ele orou?
O que o fez tão agradável?
Por que Ele não desisitiu?
Precisamos estar "olhando para Jesus" (Hb 12.2).
Talvez, ao vê-lo, possamos perceber em que podemos nos tornar.

Extraído de Just like Jesus, de Max Lucado.

Nenhum comentário: