segunda-feira, 15 de junho de 2009

SIM, MAS...


15 de Junho - Nosso Andar Diário


Leitura:
2 Timóteo 4:1-8
1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.



...e se recusarão a dar ouvidos à verdade...
2 Timóteo 4:4



A avaliação de trabalhos universitários traz muitas surpresas.
Às vezes, um de meus alunos apresenta um excelente trabalho e nesse momento sinto que valeu a pena ensinar.
Outras surpresas não são tão agradáveis.
Certa vez um estudante escreveu em seu trabalho:
"A Bíblia diz: 'Não________.'"
Ele preencheu a lacuna com a atividade sobre a qual escrevia seu trabalho -- óbvio que a Escritura não continha tal versículo.
Achei que o maior problema desse aluno era não conhecer as Escrituras, até que ele concluiu: "Apesar da Bíblia dizer que isto é errado, não vejo o por quê? Acho que está certo."

Isto é perigoso e é o pior tipo de arrogância, pensar que conhecemos mais sobre um assunto do que o próprio Deus.
As Escrituras se posicionam sobre esta atitude.
Paulo escreveu em 2 Timóteo 4:
"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade..." (vv. 3-4).

Tais pessoas colocam de lado a Palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:16) para aceitar ensinamentos que acham corretos.

Quando a Bíblia demonstra claramente um princípio, honramos a Deus ao obedecê-lo. Para os crentes, não há espaço para réplicas a Escritura, do tipo: "sim, mas...". -- JDB


BÍBLIA: LEIA, CREIA E OBEDEÇA.

Nenhum comentário: