terça-feira, 15 de dezembro de 2009

APRENDENDO A SER AMADA






O amor de Deus não depende do nosso. A abundância do seu amor não aumenta o dele.

A falta do seu amor não diminui o dele. Sua bondade não aumenta seu amor sem sua fraqueza o dilui. O que Moisés disse a Israel é o que Deus nos diz:

"Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fosseis mais numerosos de que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Deuteronômio 7:7-8"

Deus te ama simplesmente porque escolheu fazer assim.

Ele te ama quando você não se sente amável.

Ele te ama quando ninguém mais te ama. Os outros podem te abandonar, divorciar de você e te ignorar, mas Deus sempre te amará. Sempre. Não importa o que aconteça.

Este é o seu sentimento: "Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada (Romanos. 9:25).

Esta é a sua promessa: "Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí (Jeremias 31:3).

Nosso amor depende do nosso receptor de amor. Passem mil pessoas à nossa frente e não sentiremos o mesmo sobre cada uma. Nosso amor será regulado pela aparência, pela personalidade delas. Mesmo quando encontramos pessoas das quais gostamos, nossos sentimentos podem flutuar.

A maneira como elas nos tratam afetará a maneira como as amamos. O receptor regula o nosso amor.

Não é assim com o amor de Deus. Não temos um impacto termostático no seu amor por nós.

O amor de Deus nasce de dentro dele, não do que ele encontra em nós. Seu amor é incondicional e espontâneo. Como disse Charles Wesley, "Ele nos amou. Ele nos amou. Porque ele amaria".

Ele nos amaria por causa da nossa bondade? Por causa da nossa gentileza? Por causa da nossa grande fé? Não, ele nos ama por causa da sua bondade, gentileza e grande fidelidade. João diz isso assim: "10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (I João 4:10)

Sabe o que mais isso significa? Você tem um farto aguador de amor de onde se abastecer. Quando você achar difícil amar, então você precisa beber. Beba profundamente! Beba diariamente!

Não se esqueça, o amor é um fruto. Entre no pomar de Deus, e o qual é o primeiro fruto que você vê? "Amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gl 5:22 NIV, ênfase minha).

O amor é um fruto. Um fruto de quem? Do seu trabalho duro? De sua profunda fé? De sua rigorosa resolução? Não. Um fruto do Espírito de Deus. "O Espírito produz o fruto" (Gl 5:22)

E isto é tão importante, você é um ramo da videira de Deus. "Eu sou a videira, vós os ramos" (Jo 15:5). Precisa de um cursinho rápido sobre como as vinhas funcionam? Qual é o papel do ramo no dar fruto? Ramos não produzem um monte de energia. Você nunca ouviu falar de jardineiros tratando ramos por causa de exaustão. Ramos não freqüentam clínicas de tratamento de estresse. Nem resmungam nem grunhem: "Eu preciso colocar essa uva para fora. Eu preciso colocar essa uva para fora. Eu vou gerar esta uva se ela me matar!" Não, o ramo não faz nada disso. O ramo tem um trabalho: receber o nutrimento da videira. E você tem um trabalho: receber o nutrimento de Jesus. "Eu sou a videira, vós os ramos..." (João 15:5).

Nosso Senhor não exige qualquer questionamento de nós nesta última linha, não é? Nós temos aprendido do jeito mais difícil que separados dele não conseguimos produzir nada. Você não acha que é tempo de aprendermos o que acontece se permanecermos ligados?

Seu trabalho é dar fruto. O nosso trabalho é estar a postos. Quanto mais firmemente estivermos ligados a Jesus, mais puramente seu amor pode passar através de nós. E ah! Que amor é este! Paciente. Gentil. Não inveja. Não se exaspera. Não é orgulhoso.

Vamos reler I Coríntios 13:4-8 mais uma vez. Não com o seu nome ou com o nome de Jesus mas com ambos. Leia em voz alta com o seu nome no espaço em branco e veja o que você acha.

Cristo em _____ é paciente, Cristo em _____ é bondoso. Cristo em _____ não inveja, Cristo em _____ não se , Cristo em _____ não é orgulhoso.
Cristo em _____ não é rude, Cristo em _____ não procura os seus interesses, Cristo em _____ não se irrita facilmente, Cristo em _____ não guarda registros das coisas erradas.
Cristo em _____ não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.
Cristo em _____ sempre protege, sempre persevera. Cristo em _____ nunca falha.

Alguma vez amaremos assim? Alguma vez amaremos perfeitamente? Não. Este lado do céu só Deus fará. Mas nós amaremos melhor do que temos amado.
Por sermos amados, nós amaremos.

Meu desejo por você

Onde há dor, eu te desejo paz e misericórdia.

Onde há dúvida eu te desejo uma confiança renovada em sua capacidade de trabalhar nisso.

Onde há canseira ou exaustão, eu te desejo compreensão paciência e força renovada.

Onde há temor eu te desejo amor e coragem.
-----------------------------

MAX LUCADO
Traduzido por Marcos Soares
Texto em inglês extraído do site www.maxlucado.com

Nenhum comentário: