quinta-feira, 19 de março de 2009

Espera


Esperar como Noemi, que achou conforto depois de ter bebido as águas da aflição em terras estranhas.


Como é difícil esperar....

Esperar na fila do banco...

Esperar por atendimento no Sus...

Esperar o trânsito fluir...

Esperar aumento de salário...

Esperar reconhecimento...

Uma resposta do chefe....

Esperar por respostas de Deus....

Também esperei para poder postar a mensagem de hoje... como me propus a postar somente o que fala e mexe comigo, com minhas atitudes, com meu modo de pensar e agir....

Eu realmente sou paciente.... sim... na fila do banco, no trânsito...por reconhecimento....

Mas quando se trata da resposta de Deus... QUERO PRÁ ONTEM!!!!

E muitas vezes acho que preciso “ajudar”... pois tudo demora demais....

Com certeza sou como Noemi e seu marido quando foram para Moabe... tentaram ajudar Deus.. não poderiam passar fome jamais....

Mas Deus espera. Sim, ele espera tudo se cumprir para poder agir...Espera pela nossa entrega total. Nada acontece antes ou depois do Tempo DELE!

E por esse motivo, hoje posso agradecer por todas as longas esperas.. pois elas me levaram a conhecer um Deus que tem propósitos com todos os acontecimentos. Mesmo que não entendemos, podemos confiar e aguardar pois Ele é SENHOR sobre TUDO E TODOS.

Aliás, com esse estudo aumentam as minhas frases filosóficas...

- Na dúvida não ultrapasse!

- Mas também não devemos andar abaixo de 40km/h...

- NOVÍSSIMAS:

- Quando estamos parados numa longa fila é que podemos apreciar a paisagem.

Por isso, espere em Deus e aproveite a paisagem!


Aliás, porque será que sempre de novo Deus me mostra que DEVO esperar???

Esse estudo sobre a espera de Noemi, foi mais uma prova...

Pode ser que essa história seja muito normal e Deus não te mostre nada especial... Mas Deus também tem maneiras muito especiais de falar com cada filho...

E por termos características tão individuais DEMOREI tanto para postar....

Na espera, Deus opera. Transforma. Noemi quis até modificar seu nome.

No livro “Deus trabalha no turno da Noite” Ron Mehl, compara a espera com a anestesia.

Deus está “operando”.

Sobre a espera de Noemi, transcrevo dois trechos retirados dos sites abaixo:


Águas Vivas


O livro de Rute transcorre no tempo dos Juízes, época de obscuridade espiritual e confusão. O relato nos localiza na aldeia de Belém (que significa 'casa de pão'), na terra de Judá, ('Deus seja louvado'), em um tempo de fome em Israel. Elimeleque é um varão daquela terra. Sua esposa se chama Noemi, e os seus filhos, o primeiro, Malom (que significa 'enfermidade'), e o outro Quiliom ('dor, desfalecimento, fatiga, depressão'). Os nomes dos filhos indicam o estado espiritual de seu pai Elimeleque.

Deus havia dito que nunca escassearia o pão na terra de Israel (Dt. 28); no entanto, vemos aqui que a fome tinha chegado. Por que aconteceu isso? Deus tinha falhado? Não; Deus havia dito também que a fome seria uma das conseqüências do afastamento de Deus. O registro bíblico nos diz que este homem Elimeleque, fugindo da fome, foi de Belém para a terra de Moabe. Isto era o que Deus esperava de um verdadeiro israelita? Não certamente. Elimeleque deveria se humilhar debaixo da mão de Deus, aceitar a sua disciplina, e esperar que de Deus viesse em seu favor. No entanto, ele abandonou a 'casa de pão' e foi para a terra inimiga.

Em Deuterônomio 23:3-8 nos mostra a condição de Moabe diante de Deus. Eles eram inimigos de Israel. Não podiam entrar na congregação de Israel nem sequer na décima geração, porque tinham sido hostis a Israel, desejando que Balaão os amaldiçoasse. No entanto, tudo isto não foi impedimento para Elimeleque.

A fome em Israel significava que os juízos de Deus estavam caindo sobre a nação apóstata. Por que não consultar a Deus antes de se mover? Por que não se humilhar diante de Deus para que a Sua mão fosse aliviada sobre eles? Em vez de se humilhar em sua terra e viver a disciplina (se o Senhor estiver ainda há esperança) Elimeleque foi para Moabe.

Como era de se esperar, ele fracassou nesta ousada aventura. Foi a Moabe em busca de bem-estar, mas encontrou a morte; não só ele, mas também os seus filhos. O luto caiu sobre toda a sua casa. Oh, as conseqüências da desobediência! Muitos filhos de Deus, quando estão sob a disciplina de Deus, em vez de se humilharem, vão ao mundo. E ali continuam de mal a pior. Se não houver verdadeira humilhação, os filhos morrerão ali.

Então, quando Noemi, a esposa de Elimeleque, ficou sem marido e filhos, decidiu voltar para Belém. Ali, em uma atitude que a honra, dá testemunho diante dos seus antigos vizinhos, a respeito do que lhe aconteceu. Noemi significa "prazeirosa, agradável", mas ela reconhece que Deus a afligiu, e, portanto, deveria chamar-se Mara (amarga). Assim ela se humilha diante de Deus.

Quando Deus dá testemunho contra alguém, o mais sábio é aceitá-lo, e reconhecer que Deus o humilhou. Quando Noemi reconhece o seu pecado, Deus levanta-lhe a cabeça, e a consola da sua dor.

A atitude de Elimeleque e a atitude de Noemi são duas formas de reagir diante da disciplina de Deus.

Luz Diária


Lá em Moabe, terra das suas peregrinações, Noemi verificou que não era da vontade de Deus que permanecesse em terra estranha.

Às vezes são preciso tribulações, lutas, derrotas, provas diversas para vermos que não estamos no caminho certo.

Noemi viu que Deus queria outra coisa dela e, por isso, decidiu voltar para Belém de Judá.

Aqui, as pessoas regozijaram-se muito com a sua volta e manifestaram-no com alegria e compreensão, o que comoveu Noemi.

Noemi está satisfeita por saber que toda a sua vida estava no Senhor e cria que o grande Deus não a deixaria sem ajuda. É bom confiar a nossa vida ao grande Deus que fez os céus e a terra. Ele prova-nos, mas tem sempre a melhor e a mais oportuna solução.

Foi assim com Noemi e sua nora Ruth, que a acompanhava. Ela creu no Deus que sempre provê para as nossas necessidades. Ela não acusou Deus, mas confiou que Deus as ajudaria.

Talvez hoje, nesta hora, nos sintamos humilhados, perturbados, tristes por acontecimentos que nos ultrapassam. Não acusemos, nada, nem ninguém, antes analisemos a nossa vida, arrependamo-nos dos nossos pecados e creiamos em Deus, que tem todo o poder para inverter a roda da nossa vida.

Noemi fez assim e deu-se bem. Experimenta entregar a tua vida a Jesus, confiar n'Ele e esperar que Ele atue.

<>< <>< <>< <>< <>< <>< <>< <>< ~~ ~~ ><>

Mais uma frase filosófica da Tina:

Se o sinal abrir: ACELERA!!!

Um comentário:

Regina disse...

Oi! Obrigado! Eu estava pensando em fazer algo que não iria ser nada bom. Porém esperei. E quando o sinal abriu, eu, acelerei. Deus te abençõe.